facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

12 de Julho de 2016, 17h:20 - A | A

GERAL / VANDALISMO

Após destruição de radar, acidente fatal é registrado na MT 130

Vândalos atearam fogo em aparelho localizado em curva perigosa

DA REDAÇÃO



Um motorista de 35 anos morreu após o caminhão em que ele estava tombar no KM 58, da MT 130 sentido Rondonópolis, na tarde desta terça-feira (12). O local onde o acidente ocorreu é conhecido popularmente como curva da santinha e possuía um radar eletrônico que foi alvo de vândalos na madrugada que antecedeu o acidente. A equipe de socorristas da MT 130 foi chamada para atender a vítima do acidente que ocorreu em menos de 24 horas após o vandalismo.

A vítima foi identificada como Eder Alexandre Costa, 35 anos e faleceu no local. O caminhão estava carregado de sementes de algodão e estava trafegando sentido Primavera do Leste a Rondonópolis.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os radares eletrônicos foram instalados pela Concessionária Morro da Mesa, responsável pela manutenção e conservação do trecho que liga Rondonópolis a Primavera do Leste, com objetivo de diminuir o número de acidentes, e principalmente o número de mortes no trecho. Segundo a Concessionária, desde a instalação no ano de 2015, foi apresentada uma redução de 85% dos casos.

Em 2015 foi registrado quatro ocorrências de vandalismo contra redutores de velocidade eletrônicos na rodovia MT 130, sendo todas por atirarem nos radares. Este foi o primeiro caso ocorrido em 2016.

O gerente de operações da Morro da Mesa Leandro Barreto, lamentou o ocorrido e destacou a importância dos redutores de velocidade. “Nosso objetivo com a instalação dos radares é a preservação da vida de quem trafega pelo trecho, e não havíamos registrados acidentes no trecho desde a instalação do controlador de velocidade, porém, depois que atearam fogo no radar, já registramos um acidente com vítima fatal”, disse.

Como o radar e a câmera de monitoramento foram destruídos, não foi possível levantar as causas do acidente, porém não foi descartada a possibilidade do motorista estar em alta velocidade, além de não estar utilizando cinto de seguranças.

Vandalismo

Na madrugada de terça-feira (12) um radar localizado em uma curva no KM 58, foi alvo de vândalos. Segundo informações pessoas não identificadas teriam ateado fogo no aparelho e depois roubado as câmeras que estavam no local.

A curva popularmente conhecida com curva da santinha, já foi apelidada de curva da morte, devido ao elevado números de acidentes registrados no local, a instalação de radares foi uma alternativa encontrada pela Concessionária Morro da Mesa para reduzir o número de acidentes, desde 2015 nenhum acidente grave havia sido registrado no local.

O limite de velocidade máximo permitido na rodovia é de 80 quilômetros por hora, porém a fiscalização foi habilitada para multar os motoristas que excederem a velocidade regulamentada nos locais de 40 quilômetros por hora.

A Concessionária Morro da Mesa ressalta que a instalação dos radares é preventiva, ou seja, os motoristas devem ficar atentos ao dirigir de forma segura, respeitar os limites de velocidade, manter distância do veículo a sua frente e não consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir e principalmente devem respeitar as leis de trânsito. Ao trafegar sobre fortes chuvas, reduza a velocidade ou pare o veículo em local seguro. Em caso de necessidade de socorro mecânico ou atendimento pré-hospitalar, ligue 0800 646 0130.

Comente esta notícia