facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Maio de 2024
10 de Maio de 2024

21 de Maio de 2020, 14h:51 - A | A

GERAL / SAÚDE DEBILITADA

Bebê indígena que morreu com covid-19 estava desnutrido e desidratado

Criança recebeu atendimento devido aos problemas de saúde, no dia 8 de maio apresentou os primeiros sintomas respiratórios e no dia 11 faleceu

DA REDAÇÃO



O bebê indígena, de 8 meses, que morreu no dia 11 deste mês infectado pela covid-19 estava desnutrido e com desidratação moderada. A informação é do Ministério da Saúde, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante.

A criança, que era da Terra Indígena Maraiwatsede, localizada no município de Alto Boa Vista (1059 km de Cuiabá), era atendida pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) e, no dia 8 de maio, apresentou sintomas respiratórios. No dia 10 de maio, ela foi encaminhada para uma unidade de saúde do município de Bom Jesus do Araguaia, em 10 de maio.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Como o quadro clínico se agravou, o bebê foi transferido para o Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa. Após internação, foram identificados sinais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e exame pelo método RT- PCR, realizado no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN), em Cuiabá, atestou positivo para a covid-19.

O bebê morreu no dia 11, mas o resultado só saiu no dia 18.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) afirma que recebeu a declaração de óbito retificada, nesta quinta-feira, que consta entre as causas do óbito a covid-19.

DSEI Xavante, que já havia sido notificado da suspeita de infecção do bebê pelo novo coronavírus, afirma que está fazendo a investigação epidemiológica para identificação da fonte de infecção e adotando todas as medidas de orientação, conscientização e busca ativa, necessárias ao combate à covid-19.

Leia mais

Coronavírus mata bebê de apenas oito meses em Mato Grosso

MPF apura se evento esportivo foi foco de transmissão do coronavírus entre indígenas de MT

Comente esta notícia