facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

11 de Março de 2016, 20h:24 - A | A

GERAL / DESTAQUE NA GLOBO NEWS

Primeira cirurgia de Mal de Parkinson paga pelo SUS é realizada em Cuiabá

A paciente sofria com tremores intensos há dez anos; doença não tem cura.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



O Jornal da Globo News deu destaque para a primeira cirurgia feita pelo Sistema Único de Saúde para o Mal de Parkinson, em Mato Grosso. O procedimento ocorreu na última quarta-feira (09), no Hospital São Benedito, em Cuiabá. Jucineide Dias de Moraes, 48, foi a paciente. Ela sofre com a doença há dez anos, período em que a doença, que não tem cura, foi avançando, com aumento dos tremores em todo o corpo.

Os remédios receitados já não faziam mais efeito em seu organismo, foi quando ela conseguiu passar pela cirurgia. Agora, ela que era impossibilitada de executar tarefas simples do dia-a-dia, como limpar a casa, escrever, segurar um copo d’água e até mesmo a perder o movimento das pernas, alguns dias depois da operação, já voltou a fazer tudo isso.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Quem comandou a equipe médica foi o neurocirurgião Jhony Soares Ramos. Em entrevista ao Jornal da Globo News, ele explicou como foi feito o procedimento em Jucineide. “O que se fez foi a implantação de um sistema para estimulação cerebral profunda, um equipamento semelhante a um marca-passo cardíaco, que controla os ritmos do coração, mas que modula a atividade elétrica das estruturas profundas do cérebro”, descreveu.

Apesar da significativa melhora no sistema motor da paciente após a cirurgia, não é possível falar em cura, conforme explicou o neurocirurgião. “A cura para o Mal de Parkinson ainda é um sonho. O que nós temos é o tratamento para o controle dos sintomas motores da doença”.

Para assistir à reportagem, CLIQUE AQUI 

Comente esta notícia