facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

10 de Abril de 2020, 16h:05 - A | A

GERAL / DISSEMINAÇÃO RÁPIDA

MPE e Defensoria recorrem ao TJ e pedem fechamento do comércio

Recurso aponta que na quarta-feira Sinop tinha 6 casos confirmados de Covid-19 e ontem já eram 11

DA REDAÇÃO



O Ministério Público do Estado de Mato Grosso e a Defensoria Pública ingressaram com recurso de agravo de instrumento nesta sexta-feira (10), no Tribunal de Justiça,  pedindo o fechamento do comércio em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), exceto os serviços considerados essenciais. Nesta quinta-feira (08) a Justiça, em primeira instância, acatou parcialmente o pedido feito pelo MP e pela Defensoria, mandando fechar academias e proibindo a realização de cultos e missas, mas manteve o comércio aberto. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, na tarde de ontem, Sinop já possui 11 casos confirmados de Covid-19.

No recurso, o promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto e o defensor público Leandro Jesus Pizarro Torrano argumentam que o magistrado “não observou os limites de complementariedade das normas de competência comum, e, ao manter parcialmente a flexibilização do distanciamento social, vai de encontro com todos os esforços das autoridades sanitárias do Brasil que, incansavelmente, orientam no sentido de que o distanciamento social é a principal medida para que o número de infectados com o coronavírus não atinja níveis capazes de gerar um colapso nos serviços de saúde”.

Segundo eles, até quarta-feira (08) o município de Sinop registrava seis casos confirmados da Covid -19, com uma internação em UTI. Na quinta-feira (09), o número de  pacientes infectados subiu para 11, com ampliação de quase 100% de um dia para o outro. “Não bastasse isso, é preciso dizer que outras dezenas de pessoas estão sob suspeita, aguardando resultados dos exames. Sendo assim, apesar de ser somente a quarta cidade em número de habitantes do Estado, Sinop já ocupa a desprestigiada segunda colocação em número de casos da Covid-19 no Estado de Mato Grosso, atrás apenas da capital”, relataram.

Eles afirmam não fazer o menor sentido afrouxar as regras de distanciamento social, justamente no momento em que há um claro aumento no número de casos.  “É de se convir que contraria a lógica um município, que conta com uma população superior a 150 mil habitantes, e que não conta com a estrutura mínima para os serviços ordinários de saúde pública, proceder ao afrouxamento das regras de distanciamento social no momento em que o número de casos confirmados e suspeitos estão em curva ascendente”, acrescentaram.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais

Justiça proíbe funcionamento de academias, missas e cultos no interior

Comente esta notícia

arabe 11/04/2020

sera,que os doutores sabem que a mesma organizaçao que preserva a vida induz ao aborto ? a OMS "O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse ser contraditório que, nesse momento de pandemia, em que há o envolvimento de todos pela preservação da vida, a Organização Mundial da Saúde tenha defendido o aborto como atividade essencial." Fonte: Agência Senado entao vamos preservar a vida mental do cidadao que trabalha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

positivo
0
negativo
0

Ozéias 10/04/2020

MP e defensoria não faz nada pra ajudar a população, as contas dele tem dinheiro e do trabalhador comum não tem.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1