facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

24 de Setembro de 2016, 16h:44 - A | A

GERAL / "COBAIAS DO BUTANTAN"

Moradores de Cuiabá são voluntários em teste de vacina da dengue

Os testes começam no dia 5 de outubro em Cuiabá e são esperados cerca de 1,2 mil voluntários para receber a imunização.

JÉSSICA MOREIRA
DA REDAÇÃO



Mais de 1,2 mil moradores de Cuiabá serão voluntários no teste da 1ª vacina brasileira contra a dengue, que é desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo. A aplicação já começa a ser feita a partir do dia 5 de outubro na capital.

Quem não se cadastrou e deseja ser uma das cobaias pode entrar em contato com o Sac do Instituto pelo telefone 0800 7012850 ou pelo e-mail [email protected] para fazer a inscrição.

De acordo com o instituto, o local para realizações dos testes em Cuiabá deve ser o Hospital Universitário Júlio Muller. Médicos e enfermeiros da unidade irão atuar em parceira com os pesquisadores do instituto. O cronograma de atendimento será divulgado pelo Butantan dias antes do início dos trabalhos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os voluntários devem se encaixar em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 e 18 a 59. Eles são acompanhados pela equipe médica por um período de cinco anos

No ano passado o Instituto começou a  cadastrar gratuitamente pessoas interessadas em serem voluntários no teste. Porém, quem não se cadastrou e deseja ser uma das cobaias pode entrar em contato com o Sac do Instituto pelo telefone 0800 7012850 ou pelo e-mail [email protected]para fazer a inscrição.

Os voluntários devem ser saudáveis, que já tiveram ou não, dengue em algum momento da vida, e que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17  e 18 a 59. Eles são acompanhados pela equipe médica por um período de cinco anos para verificar quanto tempo dura a proteção oferecida pela vacina.

Os testes devem ser concluídos até fevereiro de 2017 em todo país, onde mais de 17 mil pessoas irão receber as doses, porém o resultado da eficácia da vacina deve demorar até cinco anos para ser concluído e divulgado.

A vacina deve proteger contra os quatro sorotipos da dengue com uma única dose. Antes de ser oferecida à população, a vacina é estudada em animais . Em seguida, ela precisa ser estudada em humanos. Na fase I, o objetivo é demonstrar que a vacina está apta a ser utilizada em humanos.

Em seguida, na fase II, observa-se a capacidade da vacina em estimular o sistema imunológico para a produção de anticorpos. Por fim, na fase III, busca-se a comprovação de que a pessoa vacinada está protegida contra a infecção.

A vacina contra a dengue do Butantan foi desenvolvida em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos com vírus vivos, mas geneticamente atenuados, ou seja, enfraquecidos. 

Dados 

Entre janeiro e julho deste ano, Mato Grosso apresentou 803 casos de dengue por 100 mil habitantes, o que é considerado alta incidência da doença pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com um total de notificações de casos suspeitos da doença de 26.219 nos 141 municípios dos Estado conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES na sexta-feira (23). 

Comente esta notícia