facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

17 de Maio de 2015, 08h:00 - A | A

GERAL / LUTA PELA VIDA

Família procura doador de medula para salvar menino de 10 anos

Compatibilidade é rara - relação é de 1 para 100 mil - por isso, quanto mais gente doar melhor.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



O menino Luan Henrique, de 10 anos, já perdeu todo o cabelo na luta contra câncer, que ele trava há dois anos. Agora chegou a uma fase do tratamento que somente um transplante de medula pode salvar a vida dele.

A família está em campanha nas redes sociais, convocando doadores voluntários de medula, tentando desmistificar a ideia de que dói ou que enfraquece.

“Só quem está passando por isso sabe o quanto é difícil. É uma incerteza muito dolorida”, comenta a mãe do garoto, a dona de casa Elessandra Ramos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A família está em campanha nas redes sociais, convocando doadores voluntários de medula, tentando desmistificar a ideia de que dói ou que enfraquece. “Não é nada disso. É um procedimento muito simples, uma coleta de sangue, em pequena quantidade, para ser examinada e verificar a compatibilidade com meu filho. Se não for com ele, vai para um banco internacional de doadores. Caso ocorra a compatibilidade com alguém dos Estados Unidos, por exemplo, ou de qualquer outro lugar do mundo, o Estado paga tudo para ir até lá e realizar o procedimento médico, que também não prejudica em nada”, explica a mãe, angustiada.

Elessandra e o pai do menino, que é pedreiro, têm, além de Luan, outro filho, o Mateus. Os três no entanto não são compatíveis com ele.

A campanha já está surtindo efeito e aumentou o número de voluntários agindo em favor de Luan, que quer melhorar para fazer o que mais ama: jogar futebol.

Luan, quer melhorar para fazer o que mais ama: jogar futebol.

Ele foi à Arena Pantanal, na noite desta quarta-feira (13), para, antes da disputa Vasco x Cuiabá, pela Copa do Brasil, passar sua mensagem à multidão de torcedores: que também torçam pela vida e doem medula.

“Foi uma alegria tão imensa ir à Arena, mesmo sem ordem médica, porque o que compensa é ver o sorriso no rosto do meu filho”, avalia a mãe. Afinal, se perguntado com o que sonha, Luan diz que é em voltar a jogar futebol com os amigos.

Elessandra fica muito emocionada ao falar da doença que atingiu o menino há dois anos. Um caroço no pescoço deu o sinal de algo estava errado e não era caxumba, como o pai dele, José, suspeitou inicialmente.

elessandra.jpg

A mãe Elessandra se emociona ao falar sobre a situação do filho

A família, que é de Barão de Melgaço, teve que mudar para a capital. Com o apoio da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC), alugou casa e recebe cesta básica.

A ACC acolhe, neste momento, 11 famílias do interior de Mato Grosso, que vivenciam o drama de ter um filho com câncer e em tratamento.

A assistente social Juciane Nunes, explica que a vida dessas famílias muda muito, tendo que sair da própria casa para acompanhar o filho enfermo, muitas vezes com tipos graves de câncer.

No caso de Luan, se trata de uma leucemia que começou do tipo linfóide, mas evoluiu para mielóide, em uma recidiva, ou seja, a doença, que aparentemente já havia desaparecido, voltou mais forte.

Luan no momento está bem. O quadro dele é estável, devido a sessões de quimioterapia.

“A gente mora mais no hospital do que em casa”, explica a mãe do menino.

O oncologista Volnei Taques, do Hospital Santa Casa de Misericórdia, onde Luan faz tratamento, explica que esta é a hora dele passar pelo transplante. Mas a vida dele depende da família achar "uma agulha em um palheiro", ou seja, um doador compatível.

A vida dele depende da família achar "uma agulha em um palheiro", ou seja, um doador compatível.

Segundo o médico, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) fala que a relação entre doadores e receptores compatíveis é de um para 100 mil. Segundo ele, na prática é possível verificar que as chances são bem pequenas mesmo.

Qualquer pessoa acima de 50 quilos pode doar medula. Não importa o tipo sanguíneo.

Informações: (65) 9688-7098 e (65) 9684-6629.

 VEJA VÍDEO:

Álbum de fotos

Comente esta notícia

poliany camarga 22/06/2015

olá amanha DIA 23/06/2015 terá doação de sangue aqui em lucas do rio verde como faço para fazer a doação para o Luan Henrique gostaria de ajudar. SE TIVER COMO ALGUÉM ME RESPONDER.

positivo
0
negativo
0

Tatiane Ferreira Dos Santos 27/05/2015

Gostaria de saber como faço para Saber se sou compativel com o Garotinho Luan Quero Ajudar ele

positivo
0
negativo
0

kamila christie 20/05/2015

Como faço para saber se sou compativel com o Luan ??

positivo
0
negativo
0

[email protected] 19/05/2015

Gostaria de saber cm faço para saber se sou compatível Doei uma amostra para ser doadora de medula óssea. Mas não tenho nem uma informação sobre sso o telefone de contato está na matéria, caro leitor. Basta procurar o hemocentro e fazer um teste lá. Gratos.. Equipe RpMT

positivo
0
negativo
0

maria aparecida santos 18/05/2015

EU QUERO AJUDA SE EU FOR CONPATIVIL EU FASO A DOASAO

positivo
0
negativo
0

Larissa Borges 18/05/2015

Quero ajudar, como faço ?

positivo
0
negativo
0

mariana 17/05/2015

Qual o local para fazer a doação?

positivo
0
negativo
0

7 comentários

1 de 1