facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024

08 de Outubro de 2015, 07h:53 - A | A

GERAL / CONFIRA OS PONTOS

Cuiabá tem 21 novos radares já instalados que passam a funcionar em uma semana

O funcionamento pleno dos equipamentos está dependendo da aferição do Inmetro, para que os registros sejam confiáveis. Nos próximos dias esse número deve subir para 30 novos radares.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



O compartilhamento por meio do aplicativo WhatsApp de fotos de um radar, quase camuflado, na Trincheira da Jurumirim, chamou a atenção dos cuiabanos para a instalação de novos pontos de controle de velocidade na capital.

21 novos radares já foram instalados em Cuiabá, entre lombadas eletrônicas, avanços semafóricos e fixos. O radar da Trincheira Jurumirim já é um destes, mas ele ainda não ocmeçou a funcionar, registrando quem ultrapassar a velocidade permitida.

Ao a assessoria da Prefeitura de Cuiabá afirmou que mais de 21 novos radares já foram instalados em Cuiabá, entre lombadas eletrônicas, avanços semafóricos e fixos. O radar da Trincheira Jurumirim já é um destes, mas ele ainda não começou a funcionar, registrando quem ultrapassar a velocidade permitida.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Outro ponto onde já tem equipamento instalado é na avenida do CPA, próximo Justiça Federal.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que ainda vão chegar, nos próximos dias, a 30 pontos de controle do trânsito com o equipamento instalado.

Em aproximadamente uma semana os radares instalados estarão funcionando e, após mais 15 dias de campanha educativa, já multando.

O que ainda falta para que funcionem e multem, além da finalização da instalação dos equipamentos, é a aferição obrigatória feita pelo Inmetro, para garantir a segurança dos registros.

O período educativo também serve como aviso, um direito que os motoristas têm, de acordo com o Código de Trânsito, de serem avisados quando muda a sinalização em uma cidade.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que ainda vão chegar, nos próximos dias, a 30 pontos de controle do trânsito com o equipamento instalado.

Esta é uma segunda 'leva' de radares. A primeira, com 25 pontos de Cuiabá, foi instalada em agosto do ano passado, começando a multar há exatamente um ano, em outubro de 2014.

De acordo com a Prefeitura, de agosto a julho deste ano, conforme levantamento da Semob, houve uma redução média acumulada de 75% no número de acidentes no trânsito da capital, que possui uma frota de 390 mil veículos, entre carros, motos, caminhões, ônibus.  

De outubro de 2014 a maio de 2015, 179.288 motoristas foram multados e muitos ficam insatisfeitos com a punição, mas o secretário Thiago França defende que isso resulta em redução de acidentes.

Estudos mostram que um veículo trafegando a 60 km por hora tem o risco de produzir um acidente; na velocidade de 60 a 65 km/dobra o risco; a 75 km/hora o risco cresce seis vezes; e um carro trafegando a 80 km/hora é de 18 vezes; e a 85 km/hora é de 34 vezes.

Em aproximadamente uma semana os radares instalados estarão funcionando e, após mais 15 dias de campanha educativa, já multando.

O mesmo estudo aponta que uma pessoa atropelada por um veículo a 30 km pode sobreviver, mas dificilmente escapa da morte se for atropelada por um carro a 50 km por hora.

O respeito à sinalização de trânsito e a mudança de comportamento do motorista em decorrência da instalação dos equipamentos eletrônicos repercutiram também na redução do atendimento de vítimas de acidentes. Em 2012, foram atendidos no Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá 6.524 pessoas. Este número caiu para 4.910 em 2014 e para 1.237 em 2015, faltando ainda quatro meses para acabar o ano.

A fiscalização eletrônica começou a ser adotada no país em 1992 e Cuiabá foi uma das últimas capitais a adotar o sistema.

A instalação dos equipamentos na atual gestão obedece a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela gestão do prefeito Chico Galindo com o Ministério Público.

Por problemas decorrentes da falta de aferição dos equipamentos, o uso dos equipamentos ficou suspenso na capital por aproximadamente dez anos, período em que os acidentes cresceram 25%.

 

CONFIRA A LISTA DE NOVOS PONTOS.

 

LOMBADAS ELETRÔNICAS

Avenida Marechal Deodoro (em frente ao Hospital Santa Helena)

Avenida Fernando Corrêa da Costa sentido bairro (em frente a Brasdiesel)

Avenida Fernando Corrêa da Costa sentido centro (em frente a Brasdiesel)

 

AVANÇO SEMAFÓRICO

Av. Tenente Coronel Duarte com Travessa João Dias

Av. Tenente Coronel Duarte próximo a Travessa João Dias

Av. Tenente Coronel Duarte com Av. XV de Novembro

Av. Tenente Coronel Duarte com Av. XV de Novembro

Av. Tenente Coronel Duarte com Av. XV de Novembro

Av. Historiador Rubens de Mendonça com Rua Conselheiro Doutor Ênio Vieira sentido centro

Av. Historiador Rubens de Mendonça com Rua Conselheiro Doutor Ênio Vieira sentido bairro

Rua Ênio Ribeiro com Avenida Historiador Rubens de Mendonça

Av. Tenente Coronel Duarte com Av. Coronel Escolástico sentido centro

Av. Tenente Coronel Duarte com Av. Coronel Escolástico sentido bairro

Av. Coronel Escolástico com Av. Tenente Coronel Duarte

Av. Historiador Rubens de Mendonça sentido centro (em frente ao Crea)

Av. Historiador Rubens de Mendonça sentido bairro (em frente ao Crea)

 

RADAR FIXO

Av. das Torres

Av. Fernando Corrêa da Costa

Av. Miguel Sutil (trincheirona) sentido viaduto do CPA

Av. Miguel Sutil (trincheirona) sentido viaduto Fernando Corrêa da Costa

Av. Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho)

 

 

 

Comente esta notícia

ITAMAR GALVAO 11/10/2015

ola senhores colocadores de radar me diga uma coisa adiantou radar na av cpa muitas vidas ja se foram vcs tem que fazer a lei fucionar um motorista alcolizado mata um nem vai preso pagam fiancame sai numa boa a vida custa quanto isso é mais uma forma de fazer arracadçao para o prefeito para granjeara dinheiro para manter os corruptos no poder.....ficam a minha indignaçao

positivo
0
negativo
0

Zeth 10/10/2015

quebra mola também reduz a velocidade e não gera multa

positivo
0
negativo
0

David 09/10/2015

onde tem radar na Av. Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) ?? já passei varias vezes e não vi radar, lá precisa também, muitos condutores acima da velocidade.

positivo
0
negativo
0

jovial 09/10/2015

Galera, qual ta sendo o melhor aplicativo de pardal pra Android pra detectar os radares?

positivo
0
negativo
0

Angela 09/10/2015

Tem que multar mais com multas maiores, esses condutores que andam acima da velocidade fora da lei, podem na outra esquina matar uma criança ou um pai de família. Totalmente apoiada essa atitude!

positivo
0
negativo
0

Marcos Paulo 08/10/2015

Tem que multar mesmo. Só assim pra esses barbeiros aprenderem a ser civilizados.

positivo
0
negativo
0

Admar Gomes 08/10/2015

Tornem público as informações relacionados aos estudos que se referem para basear as instalações, detalhem, quem fez o estudo, como foi feito o estudo, quais veículos foram utilizados, local que fora feito o estudo, qual cidade, enfim, acredito que não somos obrigados a acreditar no que dizem por aí, MAS QUE ME CAUSA INDIGNAÇÃO É: não temos uma malha viária que é digno dos impostos que pagamos, não temos sinalização adequada, etc, e o que é pior....estamos sendo roubados e não fazemos nada. População covarde e conivente. Temos q entender que somos maioria, e podemos nos movimentar e conseguir o que realmente precisamos enquanto sociedade.

positivo
0
negativo
0

Macêdão 08/10/2015

Um sujeito que consegue falir a própria empresa,o que esperar dele.a politica esta cheia de demagogos e a prefeitura de Cuiabá infelizmente só aparece desses,a administração de nossa cidade esta uma verdadeira incompetência,dá até dó.

positivo
0
negativo
0

8 comentários

1 de 1