facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

26 de Fevereiro de 2020, 15h:03 - A | A

GERAL / CHEGOU AO BRASIL

Coronavírus: saiba como identificar a doença e se prevenir

Sintomas podem aparecer com dois dias de contágio até 14 dias

MAJU SOUZA
DA REDAÇÃO



Agência Nacional de Biossegurança emite recomendações básicas para identificar suspeitas de contaminação pelo coronavírus, que teve o primeiro caso confirmado no Brasil, e informações sobre a prevenção.

Os principais sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. A transmissão do vírus tem o ciclo iniciado pelo contato com animais portadores do corona. Em seguida, a pessoa contaminada pode transmitir para outras pessoas com que tenha contato ou com pessoas que estejam no mesmo ambiente.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os sintomas podem aparecer com dois dias de contágio até 14 dias.

Prevenção

A melhor forma de se prevenir é sempre lavar bem as mãos com água e sabão, por cerca de 20 segundos, e fazer o uso do álcool em gel. É aconselhado não tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas.

Não consumir alimentos crus, cozinhar completamente carnes e ovos. Evitar o contato com animais e produtos de origem animal.

Para aqueles que irão viajar, é advertido sobre ir para áreas com casos e mortes confirmadas. Ao todo, 16 países registraram a doença sendo China, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã, Camboja, da Itália, Alemanha, França, Austrália, Filipinas, Malásia, Irã e Emirados Árabes.

Certifique-se de que tomou todas as vacinas necessárias para a viagem. Procure orientações com um profissional de saúde.

Não viaje se estiver com febre e tosse. Se ficar doente durante a viagem, procure ajuda médica.

Brasil

São apurados 20 casos suspeitos de coronavírus, em sete estados, sendo: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Além disso, 59 casos já foram descartados.

Em Mato Grosso, chegou-se a falar de uma suspeita na cidade de Rondonópolis (212 km da Capital), mas a saúde nem chegou a registrar pelos sintomas não serem o mesmo.

 

 

Comente esta notícia