facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

01 de Maio de 2020, 09h:40 - A | A

PAPO RETO / ENFERMEIROS COM MEDO

Hospital de MT precisa fazer sorteio para escolher quem cuidará de pacientes com covid

DA REDAÇÃO



O Hospital São Luiz, em Cáceres (220 km de Cuiabá) virou manchete nos cadernos policiais após obrigar um servidor – que seria do grupo de risco- a tratar de pacientes da UTI que estão infectados com o novo coronavírus (Covid-19).

Fato que chama atenção é que a unidade de saúde fez um “sorteio” para saber qual profissional atenderia no local, visto que todos estavam com medo de serem infectados.

A denúncia foi notifica pelo . A “roleta russa” gerou ainda mais medo no profissional, que se negou a atuar por ser do grupo de risco (hipertenso) e não ter conhecimentos no setor designado.

Leia mais: Enfermeiro com hipertensão denuncia ser obrigado a cuidar de pacientes com covid na UTI

“Já estávamos desfalcado com apenas 03 (três) técnicos e uma enfermeira; onde nenhum dos técnicos quis ir para a UTI, devido o desfalque do setor e a inexperiência para o setor de UTI, mesmo assim fizeram um sorteio para que um fosse, sendo que caiu meu nome”, consta no B.O.

O hospital nega as acusações.

Veja nota do hospital

A direção do Hospital São Luiz (HSL) recebe com surpresa a informação e esclarece que o profissional citado na reportagem trabalha na unidade há 11 anos, sendo devidamente treinado e capacitado para atuar em sua área de formação, conforme grade curricular educacional e estágios relacionados. Informa, ainda, que o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do HSL não possui histórico de notificação ou atestado relacionado a comorbidades do colaborador.

É fundamental destacar que toda a equipe assistencial responsável pelo atendimento aos pacientes com Covid-19 cumprem os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). Sobre os profissionais de Enfermagem, o Hospital São Luiz atua amparado pelo Código de Ética da categoria, que preconiza em seu Art. 5º: “Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade”; e em seu Art. 12º: “Assegurar à pessoa, família e coletividade a assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência”.

 

A unidade promove o treinamento contínuo dos colaboradores para aumentar a segurança no atendimento de pacientes, além de garantir a adoção correta de todos os procedimentos, com atenção especial aos protocolos de atendimento a casos de Covid-19.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia