facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

29 de Junho de 2020, 10h:00 - A | A

PAPO RETO / CARTA ABERTA

CRM apela para consciência da população: 'Não depende de política'

DA REDAÇÃO



O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) divulgou uma carta aberta no domingo (28) pedindo a participação mais efetiva da população para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na publicação, a instituição destaca que o isolamento social é a principal medida para evitar a proliferação do vírus e pediu que sejam evitadas nesse período aglomerações, festas e reuniões sociais e destaca que essa regra não depende de política, governos ou autoridades, mas sim de consciência.

"A sociedade deve ter a consciência que a flexibilização comercial não é flexibilização social. Por mais que os estabelecimentos comerciais estejam dentro da normativa, o comportamento social não está de acordo", diz trecho da carta aberta.

O CRM destaca que ainda não há tratamento específico da doença e que os medicamentos como Ivermectina e Hidroxicloroquina, ainda dependem de maiores estudos científicos para uma recomendação mais robusta, "necessitando a prescrição médica esclarecida e com consentimento do paciente". Além disso, ressaltam a crescente ocupação de leitos hospitalares e retaguarda de UTI, desfalque de equipes, falta de insumos.

Veja a carta aberta à sociedade do CRM-MT na íntegra:

CARTA ABERTA À SOCIEDADE MATO-GROSSENSE

Estamos enfrentando o momento mais crítico de uma doença cujo comportamento biológico se caracteriza por alta contagiosidade. O processo da Covid-19 é constituído das seguintes etapas: disseminação comunitária, aceleramento, pico e desaceleração.

Diante deste cenário de pandemia, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) traz algumas considerações:

Ainda não ha um tratamento específico para a doença. Sobre as medicações que estão sendo trazidas, dentre elas a Ivermectina e a Hidroxicloroquina, ambas dependem de maiores estudos científicos para uma recomendação mais robusta, necessitando a prescrição médica esclarecida e com consentimento do paciente;

Não dispomos de vacinas, sendo as medidas de suporte clínico, ventilatório e de cuidados intensivos, quando necessários, nossos principais instrumentos para o tratamento;

Dentre as estratégias de combate a Covid-19 está a necessidade de leitos para internação hospitalar e em unidades de UTI, e toda a logística que envolve estes locais;

A crescente ocupação de leitos hospitalares e retaguarda de UTI, desfalque de equipes, falta de insumos, e a grande velocidade de consumo é preocupante.

Portanto, reforçamos a necessidade de a sociedade ser parte integrante deste processo. Ela não é dissociada da responsabilidade deste contexto. A sociedade não pode assumir a passividade neste eixo comportando-se apenas como o ponto final deste processo.

A participação efetiva da sociedade pode mudar a forma como enfrentamos esta pandemia, que já nos traz o problema de saúde específico e também nos impõem uma dura realidade emocional e econômica.

Desta forma, devemos nos articular muito bem, pois o nosso comportamento social pode ajudar a definir as políticas de saúde e melhorar a logística. Podemos frear o processo, evitando que muitas pessoas possam adoecer ao mesmo tempo. Isto pode trazer um impacto diferente na ponta do atendimento.

É ai que a sociedade entra em ação, evitando aglomerações, festas, reuniões sociais. Essas medidas de isolamento social não dependem de política, governos ou autoridades.

A sociedade deve ter a consciência   que a flexibilização   comercial   não   é flexibilização social. Por mais que os estabelecimentos comerciais estejam dentro da normativa, o comportamento social não está de acordo.

Por fim, precisamos assumir as rédeas do processo e fazer parte do enfrentamento do coronavírus enquanto sociedade, e junto com as autoridades sanitárias.

Enquanto sociedade, façamos nossa parte!

Cuiabá, 28 de junho de 2020.

 

Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia