facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

24 de Maio de 2017, 09h:47 - A | A

VARIEDADES / FALA XENÓFOBA

Vereadora gaúcha afirma que nordestinos só se unem para roubar

Em uma sessão da Câmara de Vereadores de Farroupilha, no Rio Grande do Sul ela pediu a palavra após o comentário de um colega sobre a crise política brasileira

CATRACA LIVRE



A vereadora gaúcha Eleonora Broilo (PMDB) soltou uma fala preconceituosa e xenófoba contra nordestinos em uma sessão da Câmara de Vereadores de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 22. Segundo a vereadora, nordestinos se unem para roubar. "Em relação a nordestino saber fazer política, não sei se eu concordo muito. Eu acho que os nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar", afirmou durante a sessão. As informações são do UOL.

Eleonora pediu a palavra após o comentário de um colega, que, durante discussão sobre a crise política brasileira, afirmou que os deputados federais gaúchos "mal e mal falam entre si" para defender os interesses do Estado, ao contrário dos para defender os interesses do Estado, ao contrário dos nordestinos, "que se unem e levam todas as vantagens porque sabem fazer política".

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

"Eles [nordestinos] sabem se unir para ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo, plenamente. Talvez até eles não saibam falar muito bem, mas sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo, plenamente. Talvez até eles não saibam falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha", declarou a vereadora. 

A assessoria da vereadora soltou uma nota sobre a sua polêmica declaração:

"Manifestei-me, referindo-me exclusivamente aos políticos nordestinos e não ao povo nordestino, ocasião em que efetivamente fiz considerações desabonatórias ao seu modo --dos políticos nordestinos, reitera-se - de fazer política. Sempre me pautei pela retidão de caráter no exercício da minha profissão -sou Médica Pediatra--, sem qualquer espécie de preconceito, ingressando na esfera política a fim de garantir um mínimo de representação feminina na Câmara. Informo que eventualmente medidas judiciais serão tomadas em face daqueles que, deliberadamente e de modo vil, tentam impingir-me uma conduta desabonatória, descontextualizando a minha fala, modo a fazer parecer que eu estava me referindo genericamente ao povo nordestino quando, ao fim e ao cabo, o que estava fazendo era defendendo-o."

O presidente da Câmara Municipal de Farroupilha, Fabiano André Piccoli (PT), informou que sete dos   parlamentares da Casa solicitaram, nesta terca-feira, 23, a abertura de uma Comissão de Ética no Legislativo. Caso seja aprovada alguma punição, ela deve variar de uma advertência, até a suspensão e cassação do mandato da vereadora.

Comente esta notícia

Eduardo 24/05/2017

Ai vai depender do povo do Municipio. Pelo que vi, ela realmente falou no contexto politico; sendo assim, não as pessoas comum; atualmente 99% dos politicos não tem conceito ou moral para julgar qualquer pessoa, se o fazer, será via Ditadura Politica.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1