facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

04 de Maio de 2016, 13h:53 - A | A

VARIEDADES / POLÊMICA

Primeiro compartimento para abandono de bebês é instalado em Indiana, nos EUA

Os compartimentos, chamados de Safe Haven Baby Box, custam entre 1mil e 2 mil dólares. Mas há quem diga que a iniciativa pode incentivar o abandono:

CRESCER



Na cidade de Woodburn no estado de Indiana, nos Estados Unidos, uma instalação, no mínimo, curiosa foi feita na parede externa do corpo de bombeiros: um compartimento para abandonar bebês, chamado Safe Haven Baby Box. Trata-se de uma espécie de caixa acolchoada, que dispõe de controle de temperatura, além de um sistema de segurança, que envia um chamado de emergência quando detecta a presença de um bebê. Dessa forma, a ajuda deve chegar em minutos.

A entidade The Knights of Columbus of Indiana pagará pelas primeiras 100 caixas, que custam entre U$1 mil e U$2mil cada, de acordo com a voluntária do corpo de bombeitos Monica Kelsey, que defende há anos a proposta de instalação desses compartimentos. Ela mesma foi deixada no hospital por sua mãe biológica.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Alguns críticos da medida alegam que a presença dessas caixas facilitaria o abandono dos bebês e privaria as mães de receberem assistência à saúde. "Não é um ato criminoso", rebateu Monica, em entrevista. Para salinetar a importância da iniciativa, ela citou o caso de uma garota que ligou para os bombeiros para saber aonde poderia encontrar uma das caixas, porque se recusava a ir até um hospital.

Nos 50 estados norte-americanos, as leis garantem que as mães possam abandonar seus bebês sem sofrerem algum tipo de represália. No Brasil, segundo o que consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as mulheres também podem abrir mão da guarda de seus filhos, com respaldo do poder judiciário e assistência psicológica. Basta que ela procure uma Vara da Infância.

Em contrapartida, o abandono de bebês recém-nascidos é crime, previsto no Código Penal. A pena pode varia de 2 anos a 6 anos de detenção, nos casos em que o abandono resulte em lesão corporal grave ou na morte da criança. Muitas mães alegam principalmente a falta de condições sócio-econômicas como empecilho para continuarem cuidando de seus filhos.

Baby Box de Indiana (Foto: WNCN)

Comente esta notícia