facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

25 de Junho de 2017, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / SAÚDE E BEM ESTAR

Estudo mostra que álcool na gravidez pode mudar fisionomia do bebê

Filhos de mães que ingeriram bebida alcoólica apresentaram alterações no rosto, como nariz menor e arrebitado

METRÓPOLES



Gravidez e bebida alcoólica combinam? Essa é uma discussão antiga e que divide obstetras e pediatras. Já se sabe que ingerir álcool durante a gestação interfere no desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê. O que ainda não ficou comprovado é a quantidade de bebida necessária para causar tais danos.

Enquanto alguns médicos liberam uma tacinha de vez em quando, outros são firmes em responder que mulheres grávidas não devem ingerir álcool de jeito nenhum. Para tirar a dúvida de algumas mamães, a Associação Médica Americana reuniu pesquisadores de diversas instituições e publicou um estudo no jornal JAMA Pediatrics, onde aponta: ingerir pequenas doses de bebida alcoólica durante a gestação pode alterar a fisionomia do bebê.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

A pesquisa durou quase dois anos e acompanhou 1.570 grávidas. Desse total, 27% ingeriram pequenas quantidades de álcool durante a gestação. Ao completar um ano de vida, 415 bebês foram fotografados por câmeras e serviram de base para um programa criar modelos tridimensionais.

 

Com as imagens 3D em mãos, cientistas puderam fazer uma análise por meio de algoritmos que mostraram: os filhos de mães que ingeriram um ou dois goles de bebida alcoólica apresentaram alterações no rosto, como nariz menor e arrebitado.

Também observaram que as mudanças foram apenas estéticas e não alteraram o cognitivo da criança. Por ser um estudo novo, ainda não é possível afirmar se as mudanças serão naturalmente corrigidas conforme os bebês crescem ou se novas modificações irão aparecer. Para definir isso, os pesquisadores vão continuar acompanhando o desenvolvimento das crianças.

Comente esta notícia