facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

21 de Setembro de 2017, 08h:39 - A | A

VARIEDADES / FATOR DE RISCO

DNA do bebê tem mais alterações pela idade do pai do que pela da mãe

Estudo publicado ontem na revista científica “Nature” que analisou o genoma de mais de 1,5 mil “trios” de indivíduos islandeses com seus pai

EXTRA GLOBO



A idade dos pais é um conhecido fator de risco para o nascimento de crianças com problemas de saúde física ou mental. Mas o ritmo de surgimento das novas mutações genéticas nas chamadas linhas germinativas de homens e mulheres — ou seja, nos espermatozoides e óvulos — e como são passadas para seus filhos é radicalmente diferente, mostra estudo publicado ontem na revista científica “Nature” que analisou o genoma de mais de 1,5 mil “trios” de indivíduos islandeses com seus pais, e desses, pelo menos 225 “quartetos”: o indivíduo, seus pais e seu filho.

Segundo os pesquisadores liderados por Kari Stefansson, as análises dos trios e quartetos permitiram a identificação de quase 110 mil destas mutações novas, das quais 43 mil puderam ser atribuídas a um dos pais. E a desproporção da contribuição deles e delas no surgimento destas alterações no DNA da prole com o passar da idade é gritante: mais de 80% das que puderam ser atribuídas foram associadas aos pais, emergindo a um ritmo de 1,51 por ano, mais de quatro vezes mais rápido que o 0,37 anual da idade da mãe.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

— Este é um importante capítulo novo no nosso trabalho em curso para entender os mecanismos por trás de nossa diversidade genética e, por meio deles, a evolução de nossa espécie — destaca Stefansson.

Comente esta notícia

ANA 21/09/2017

Mulherada de 30,engravidem (previne até câncer) de homem de 20 :)

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1