12.02.2019 | 16h00


SAÚDE DA MULHER

Conheça os alimentos que ajudam a aliviar as cólicas do período menstrual

A alimentação deve ser pobre em gorduras saturadas e sódio, rica em vitaminas B1, B3, B6 e E, magnésio, zinco e alimentos com ação anti-inflamatória, como os de fontes de ômega 3



A cólica é um problema que afeta muitas mulheres pelo menos uma vez por mês. As dores sentidas durante a menstruação, somadas às mudanças de humor provocadas pelas alterações hormonais, causam muito desconforto e afetam significativamente a qualidade de vida das mulheres. O uso de analgésicos é comum nesta época, mas, de acordo com especialistas, também é possível aliviar as dores fazendo pequenas mudanças na alimentação.

— O nosso hábito alimentar influencia diretamente todo o sistema corporal. Isso inclui a nossa saúde em geral, a nossa disposição, a qualidade do nosso sono e também o alívio ou não das dores — diz a nutricionista Maria Clara Pinheiro.

De acordo com Luna Azevedo, nutricionista da clínica Nutrindo Ideais, a alimentação deve ser pobre em gorduras saturadas e sódio, rica em vitaminas B1, B3, B6 e E, magnésio, zinco e alimentos com ação anti-inflamatória, como os de fontes de ômega 3:

— A gordura saturada aumenta a produção de prostaglandina, capaz de aumentar a sensibilidade. Ela está presente nas frituras, carnes vermelhas, margarina e manteiga. Outra substância que é preciso evitar é a cafeína, que tem propriedade estimulante, pode aumentar a irritabilidade e é encontrada no café, em refrigerantes, chá verde e chá preto.

Os alimentos ricos em sódio provocam retenção hídrica e inchaço, o que pode piorar também as dores tão comuns nas panturrilhas.

xalimentos-aliviam-colica-01.jpg.pagespeed.ic.T518r2ZaNu.jpg
xalimentos-aliviam-colica-02.jpg.pagespeed.ic.09X_6gjJQ3.jpg










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER