facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

23 de Junho de 2017, 18h:02 - A | A

VARIEDADES / PARQUE DAS ÁGUAS

Concerto reúne Flavio Venturini e Orquestra da UFMT em Cuiabá

Gratuito, o concerto acontece neste domingo (25) a partir das 18h no Parque das Águas

DA REDAÇÃO



A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso e o cantor Flavio Venturini se encontram para o Concerto das Águas, sob a regência do maestro Fabricio Carvalho, neste domingo, 25, a partir das 18 horas, no Parque das Águas, em Cuiabá. Ao ar livre, o espetáculo será gratuito, integrando o circuito Domingo no Parque, iniciativa respaldada pela Casa de Guimarães, Água Puríssima, Capital FM, Prefeitura de Cuiabá, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso e UFMT.
 
O Concerto das Águas condensa numa única apresentação, dois espetáculos memoráveis da Sinfônica: Sucessos de Flávio Venturini e Trilhas de Cinema.
 
Ícone da Música Popular Brasileira, o mineiro Flavio Venturini tem repertório de canções que marcaram época e traz para o evento sucessos como  Espanhola, Todo Azul do Mar, Céu de Santo Amaro, Clube de Esquina, Caçador de Mim, Linda Juventude, entre outros. "Além destas, o cantor traz uma música autoral inspirada em  Chapada dos Guimarães", destacou o maestro. Cada música do Concerto das Águas recebeu arranjos sinfônicos assinados por Fabricio Carvalho, Leoni Pepe D´adderio, Jether Garotti, Luiz Avellar, Eduardo Souto Neto.
 
Fabricio explica que o Concerto das Águas surgiu da parceria com a Casa de Guimarães, que resultou em espetáculos anteriores, como o da Orquestra e o  cantor Guilherme Arantes:  “A música  leva educação, conhecimento, informação, cidadania. Estes concertos temáticos também visam pensar o meio ambiente e o Flavio Venturini  possui uma proposta estética que versa com o Concerto das Águas, em que sua obra é marcada pelo olhar humanístico, sensível, metafísico, de sensibilidade. Uma iniciativa que revela preocupação musical e amplitude de conceitos de sustentabilidade.”, afirmou.
 
Há dois anos, Venturini se apresentou com a Orquestra em Cuiabá e Chapada, acumulando elogios do público. No ano passado, fez participação especial no concerto de 30 anos de carreira do violinista Yllen Almeida, músico cuiabano premiado internacionalmente e que integrou como spalla a orquestra que  acompanhou o cantor em uma turnê por Minas Gerais.
 
Além do convidado nacional, a Orquestra apresenta solistas talentosos da terra: o violinista Yllen Almeida e os cantores Raphael Khoury, Felipe Campos e Tayane Rodrigues. Eles assinam solos na primeira parte do concerto, que será conduzido por trilhas sonoras de cinema, com participação do grupo de teatro Tibanaré.
 
O spalla da Orquestra, o cuiabano Yllen Almeida, conduz o tema do filme “Piratas do Caribe”. Para o violinista, o concerto reafirma o novo rumo da Orquestra, que há três anos intensificou sua versatilidade, mostrando um repertório diversificado, para além do clássico, e ocupando outros espaços, ora em teatro, ora ao ar livre. “Este concerto significa mais um marco importante não só na minha carreira, bem como da Orquestra, afinal é um reencontro com o grande amigo Flavio Venturini, quem muito admiro, mostrando que a Sinfônica é eclética. A possibilidade de tocar em espaço aberto também é gratificante, pois alcançamos mais pessoas”, destaca ele. 
 
Yllen começou sua carreira na Sinfônica de Mato Grosso, e integrou importantes Orquestras como Filarmônica de Minas Gerais. “Apesar de ter sido integrante das melhores orquestras do país, tenho um carinho especial pela  Sinfônica da UFMT , onde iniciei, e que leva música de qualidade para a população e revela  vários talentos do nosso estado ao país”.
 
A voz feminina fica por conta do talento de Tayane Rodrigues com “A Thousand Years”, do longa Crepúsculo. Ela  se apresentou nas edições anteriores do espetáculo Trilhas de Cinema, que bateu recorde de público, sendo necessárias sessões extras. Para os cantores Felipe Campos e  Raphael Koury, a experiência é inédita e exige rigor técnico e muita sensibilidade. Koury interpretará  "I Don´t Wanna Miss a Thing", do filme Armagedon , e Felipe, “Can you Feel The Love Tonight”, de O Rei Leão. “Cresci na música,  minha mãe é professora de canto na UFMT,  e poder cantar com a Orquestra é um honra”, finaliza Felipe.
 
Serviço
O quê:  Concerto das Águas com Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso , Flavio Venturini  e solistas convidados
Quando: Domingo, 25,
Horário: evento a partir das 18 horas
Onde:  Parque das Águas, em Cuiabá
Entrada gratuita
 
 

Comente esta notícia