facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

19 de Maio de 2019, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / COMPORTAMENTO

Apenas pensar em café já pode melhorar seu foco, indica análise

Fato ocorre principalmente nas pessoas que relacionam bebida com concentração e produtividade

GALILEU



Uma nova pesquisa sugere que apenas pensar sobre café já é o suficiente para que uma pessoa fique mais concentrada em suas tarefas. O fato, contudo, só ocorre em quem relaciona a bebida com produtividade, foco e ambição.

Os pesquisadores australianos e canadenses que realizaram o estudo notaram que em culturas onde beber chá é mais comum, como Japão, China e Coréia, o pensamento sugestivo do café não era mais efetivo do que desse outro tipo de bebida. O estudo foi feito com uma amostra pequena de voluntários, mas a equipe acredita que os resultados são significativos.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Para dar credibilidade à hipótese, os especialistas citaram outras análises que relacionam o ambiente com o comportamento humano, como um artigo que aponta a visualização do logotipo do McDonald's como algo que deixa as pessos impacientes, porque estão acostumadas a um serviço imediato na rede de fast-food.

"Também nos concentramos em como a sugestividade do café, sem sua ingestão real, pode mudar a maneira como você pensa. Assim, estávamos interessados ​​em algo chamado 'nível de compreensão mental', que sugere que as pessoas podem pensar e processar informações em um nível amplo ou discreto", escreveu Eugene Chan, um dos autores da publicação, no Thrive Global: "O modo como você representa mentalmente qualquer comportamento ou atividade pode mudar o grau de motivação que você terá realizando [essa ação]."

De acordo com os estudiosos, a pesquisa aponta para o fato de que, ao ingerir café, o fator psicológico também conta para seu efeito, e não apenas o fisiológico. "Ou seja, a agitação que você sente ao beber café pode vir também de seus pensamentos e expectativas sobre o café, além da quantidade real de cafeína na bebida", relatou Chan.

Comente esta notícia