facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

07 de Junho de 2019, 09h:08 - A | A

VARIEDADES / SAÚDE E BEM ESTAR

Anvisa quer autorizar plantio da maconha para medicamentos

O órgão regulatório vai discutir, na próxima semana, se vai submeter para consulta pública uma proposta que regula o plantio da Cannabis para esse fim e outra com regras para os produtos

METRÓPOLES



Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocará em debate a possibilidade de liberar o cultivo de maconha para a produção de medicamentos, além de pesquisa. O órgão regulatório vai discutir, na próxima semana, se vai submeter para consulta pública uma proposta que regula o plantio da Cannabis para esse fim e outra com regras para os produtos. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Em entrevista ao jornal, o diretor-presidente da Anvisa, William Dib, esclareceu que a proposta não libera a Cannabis no país, mas sim os medicamentos à base dela. Atualmente, o plantio é proibido no Brasil. No entanto, a Lei 11.343 de 2006 autoriza o cultivo da planta para fins medicinais e científicos em um local específico e por tempo determinado.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Além disso, pacientes brasileiros conseguiram na Justiça a liberação para importar medicamentos à base do canabidiol para ajudar no tratamento de diferentes doenças, como epilepsia e esclerose múltipla.

Dib informou, no entanto, que os remédios não serão para todos os pacientes, mas apenas para aqueles em tratamento de doenças que, por meio de evidências clínicas, tiveram melhora em decorrência do uso da Cannabis.

Atualmente, o país tem registrado apenas um medicamento à base de Cannabis. O Mevatyl, indicado para pacientes com esclerose múltipla, é composto de canabidiol e THC

Comente esta notícia