11.05.2019 | 07h55


AMBIENTE DE TRABALHO

7 Dicas para melhorar o desempenho da sua empresa

Confira quais são esses fatores e como eles permitem melhorar o desempenho de sua empresa.



O maior desafio dos gestores é manter os fluxos do ambiente de trabalho em harmonia sem aumentar muito os custos, de maneira mais rápida e prática, de forma que otimize os resultados e aumente o engajamento dos colaboradores.

Mas afinal, como melhorar o desempenho de uma empresa? Antes de mais nada, é preciso conhecer os fatores que interferem no negócio e de que maneira isso acontece, com o objetivo de traçar caminhos que levem a resultados cada vez melhores.

Para isso criamos este post. Então, confira quais são esses fatores e como eles permitem melhorar o desempenho de sua empresa. Boa leitura!

1. Condicionamento operacional

A teoria do condicionamento operacional, criada por B. F. Skinner, é um método de aprendizado com base em recompensas e punições. Quando um indivíduo realiza determinada ação desejada pela empresa, ele é recompensado por isso. Caso contrário, deixa de ganhar algo.

Dessa forma, a intenção é fazer com que o colaborador adote uma postura positiva, ou seja, o objetivo é que ele torne essa ação realizada um hábito.

Por isso muitas empresas têm investimento em programas de recompensas que os indivíduos são avaliados – avaliação 360º, por exemplo – e recompensados segundo determinados critérios.

Essa é um das principais maneiras de manter os profissionais mais motivadores e engajados com a realização das tarefas da empresa e, assim, melhorar o desempenho seja no aspecto individual, grupal ou organizacional.

2. Espaço seguro

Quando as pessoas se sentem seguras em um ambiente de trabalho têm mais prazer em fazer parte da empresa. Afinal, o sucesso das organizações depende muito dos investimentos realizados em seus colaboradores.

Para que isso ocorra, a empresa deve investir em condições de trabalho menos estressantes, treinamentos contínuos e geração de oportunidades para a construção de carreira interna. Esses fatores atraem profissionais qualificados e retém os potenciais talentos.

Pois eles encontram na instituição uma possibilidade de se estabilizarem, principalmente quando o mercado de trabalho está instável, e de crescer profissionalmente onde estão inseridos.

3. Autenticidade

Promover internamente a criatividade e o empreendedorismo faz com que os colaboradores tenham ideias autênticas, o que contribui para o crescimento do negócio. Além da autenticidade estar ligada à criação, também está relacionada ao comportamento ou atitude da pessoa.

Uma pessoa autêntica é verdadeira e honesta com os outros. Quando uma empresa é composta por colaboradores autênticos a relação entre eles é de confiança e, com isso, o engajamento entre a equipe aumenta, bem como a responsabilidade de alcançarem juntos os objetivos e metas da organização.

4. Comunicação interna

Quando a direção de uma empresa é fechada em si mesma e tem como hábito a centralização das decisões, a comunicação, que é uma das estratégias de gestão que melhora o desempenho da empresa, fica seriamente comprometida.

Investir em uma comunicação aberta e contínua melhora a relação entre empresa e colaboradores. Faz com que eles se sintam parte da empresa e responsáveis pelo alcance do objetivo, além de contribuir para a construção coletiva de saberes e gerar um senso de autonomia com responsabilidade.

Outro ponto importante é que, quando a empresa abre espaço para os colaboradores opinarem, podem surgir ideias criativas e inovadoras.

5. Propósito definido

Se um colaborador não for capaz de compreender a importância de sua função dentro do processo da empresa, então não fará sentindo para ele investir e dedicar tempo e esforço ao seu cargo. Também não saber qual é o objetivo do negócio pode comprometer sua atuação e engajamento com as tarefas.

Portanto, é essencial que os gestores invistam em comunicação e apresentem os planos da empresa, apontando de que forma a função do colaborador contribuirá para o alcance dos resultados desejados.

Incentivar seu progresso também é importante, mostre como sua atitude pode beneficiar seu crescimento pessoal e profissional.

6. Capacitação profissional

O desempenho da empresa pode melhorar quando há investimentos no desempenho individual. Para que isso ocorra é vital investir na capacitação profissional dos colaboradores.

Por meio de treinamentos e cursos, os colaboradores adquirem os conhecimentos, atitudes e habilidades necessários para obter mais eficiência nas tarefas e processos.

Dessa forma, colaboradores mais qualificados estão mais bem preparados para agir nas diversas situações que surgirem, tomando decisões mais assertivas, executando tarefas mais rapidamente e, assim, melhorando o desempenho da organização.

Portanto a capacitação profissional surge como uma ferramenta fundamental para que a empresa alcance o sucesso organizacional. Promova programas de treinamento alinhados com o plano de carreira dos colaboradores e incentive sempre a busca constante pelo aprimoramento.

7. Ambiente colaborativo

Estimular a interação e a sinergia entre os colaboradores melhora o ambiente de trabalho. Quando os colaboradores não estão em sintonia, a qualidade das atividades cai e isso afeta negativamente o desempenho da equipe e, até mesmo, dos resultados da empresa.

Para evitar que isso aconteça é importante estimular parcerias por meio de dinâmicas e jogos em grupos, que visam o crescimento conjunto e a troca de experiências e conhecimentos. Também é interessante oferecer benefícios em grupos. Dessa forma será possível atingir melhores resultados.

Essas são algumas dicas que possibilitam melhorar o desempenho da empresa. Para que essas dicas deem certo, é muito importante que os gestores invistam em treinamentos constantes para utilizar novas técnicas e ferramentas.

Portanto, considere novas abordagens e métodos de gestão, utilize técnicas mais modernas e que condigam com a realidade da empresa e do mercado em que estão inseridos, e procure opiniões externas de empresas especializadas em gestão de empresas.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Enquete

R$ 65 MILHÕES

Você é a favor ou contra o corte de Bolsonaro no orçamento da UFMT e IFMT?

Sim, só produzem baderna

Não, vai piorar o nível dos cursos

Sim, a maior parte do gasto é com altos salários de servidores

Não, deveria aumentar os investimentos

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER