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Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

18 de Abril de 2019, 14h:26 - A | A

VARIEDADES / DESTAQUE O GLOBO

Engenheiro florestal começa nova vida com Pizzaria Dom Sebastião

Rede de pizzaria e restaurante Dom Sebastião é franquia desde 2017 e tem 10 unidades.

O GLOBO



Na aposentadoria, enquanto muitos querem descansar e curtir a vida, outros preferem pensar em novas oportunidades. Foi esse o caso de Paulo Leite, que se aposentou em 2010, aos 54 anos, e se achava muito jovem para ficar parado. A busca por desafios o levou a criar a rede de pizzarias e restaurantes Dom Sebastião, que faturou 11 milhões em 2018.

Segundo Leite, a criação do negócio foi também uma forma de trabalhar ao lado de seu filho, Paulo Vitor, que, à época, cursava hotelaria e gastronomia. Atualmente, a rede conta com cinco unidades em Cuiabá (MT), uma em São Paulo (SP) e outras quatro em fase de instalação. A proposta da rede é, ao mesmo tempo, simples e sofistacada. Pai e filho criaram releituras de pratos conhecidos, utilizando ingredientes de boa qualidade. A pizza de alho negro e oparmegiana com mussarela de búfala são os carros chefes do negócio.  

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“Sou engenheiro florestal e trabalhei por mais de 33 anos para o estado de Mato Grosso. Sinto que me aposentaram quando estava na minha melhor fase, com muito conhecimento adquirido e disposição para continuar”, diz Paulo Leite.

Acostumado a gerenciar grandes equipes e ajudar no combate de problemas complexos como o desmatamento na Amazônia, o funcionário público recém-aposentado ainda não estava pronto para desacelerar.

“Queria abrir algo com um dos meus filhos, Paulo Vitor, na época um chef em formação e hoje um profissional premiado. Pensamos em uma pousada no Pantanal, mas a ideia de abandonar a vida na cidade não combinava muito com a minha família. Uma pizzaria então nos pareceu uma boa opção”, lembra Paulo.

A ideia deles era criar um negócio que surpreendesse a população de Cuiabá, onde foi aberta a primeira unidade do Dom Sebastião. O espaço moderno, com 800 m², conta com espaço kids, bar completo, dois fornos a lenha e adega climatizada.

“Nosso cardápio caiu no gosto do cuiabano. As pizzas têm ingredientes de alta qualidade e farinha de longa fermentação, o que a deixa mais leve”, diz Paulo Vitor. “Nossos pratos têm assinatura exclusiva, como o filé a parmegiana feito com mussarela de búfala”.

Com filas de clientes na porta durante três anos, o passo natural dos empresários era abrir uma segunda unidade. E assim foi feito. “A sede era linda, mas reproduzir algo daquele tamanho não era viável. Fui então a fundo em pesquisas e encontrei uma nova tecnologia em fornos elétricos, que traz para a pizza a mesma qualidade das opções a lenha”, afirma Leite.

A tecnologia do equipamento permitiu a expansão da rede em shoppings e outros locais que não aceitam fornos a lenha, além de tornar possível a operação em espaços enxutos, como cozinhas de apenas 20 m².

Os empresários começaram a franquear o restaurante no final de 2017. Há três opções diferentes de modelo de negócio: loja de rua, shopping ou quiosque. Para 2019, a empresa planeja abrir oito novas unidades em todo país.

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