facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

23 de Outubro de 2017, 07h:00 - A | A

POLÍCIA / FAMÍLIAS DESTRUÍDAS

'Uso de drogas é o maior motivo para filhos tentarem matar os pais', dizem especialistas

Recentemente, houve dois casos em que filhos adolescentes atentaram contra a vida dos próprios pais em Mato Grosso.

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



Especialistas em Segurança Pública apontam que o uso de drogas está diretamente relacionado com casos de adolescentes que matam, ou tentam assassinar os próprios pais. Recentemente, dois casos ganharam destaque em Mato Grosso, em que filhos esfaquearam pai e mãe.

Os dois casos envolveram adolescentes de 17 anos, este mês. Em um deles, em Tangará da Serra (251 km de Cuiabá), o jovem executou o próprio pai a facadas durante uma discussão. O segundo aconteceu em Cuiabá, onde o menor desferiu vários golpes contra a mãe – usuária de drogas – após ser flagrado com outro homem.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Geralmente os casos que envolvem agressões física com familiar, está ligado ao uso de drogas”, afirma a delegada Anaide Barros de Souza, da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), ao .

“Geralmente os casos que envolvem agressões física com familiar, está ligado ao uso de drogas”, afirma a delegada Anaide Barros.

Segundo ela, o uso de drogas pode ser tanto por parte da vítima, quando do agressor.

“As vezes o filho faz o uso de substância, ou o familiar  também é usuário de drogas. O entorpecente é o maior motivador da violência entre familiares”.

Um exemplo disso é o caso investigado pela própria delegada. Um adolescente de 17 anos quase matou a mãe esfaqueada no bairro João Bosco Pinheiro, em Cuiabá.

Tanto a mãe (vítima) quanto o filho (agressor), são usuários de drogas. No dia da tentativa de assassinato, a mulher havia passado a noite toda fora de casa, provavelmente consumindo entorpecentes.

Quando ela retornou para casa, na madrugada do sábado (14), encontrou o filho nu com outro homem, mais velho, e mandou o rapaz embora. O adolescente se irritou, pegou a faca e tentou matar a mãe com diversos golpes.

Para o especialista em segurança pública, doutor em Sociologia e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Naldson Ramos da Costa, além das drogas, também há outros fatores que levam adolescentes a matarem os pais.

"O filho acaba tomando as dores de alguém que sofreu alguma violência, mas também há casos em que o filho por ser mais forte, fisicamente mais saudável, acaba agredindo os pais por ser usuário de drogas", explica Naldson Ramos.

“Na reprodução da violência que se dá na família, as vezes o filho acaba tomando as dores de alguém que sofreu alguma violência, mas também há casos em que o filho por ser mais forte, fisicamente mais saudável, acaba agredindo os pais por ser usuário de drogas, ou por discussões banais por algum interesse que está sendo contrariado pelo pai”, afirma Nadson, ao .

Divulgação

Naldson Ramos

Conforme Naldson Ramos, filhos usuários de drogas agridem os pais por ser, muitas vezes, mais fortes que as vítimas.

Nesse sentido, se encaixa o assassinato de Manoel Francisco de Souza, de 35 anos, esfaqueado pelo próprio filho, de 17 anos, no último dia (14) em Tangará da Serra.

Conforme a PM, o menor estava alterado, como se tivesse feito uso de drogas, quando brigou e agrediu outra pessoa, não identificada. Em seguida ele entrou em casa, pegou a faca e ameaçou sair para matar o rival.

O pai do menor foi atrás do filho com o objetivo de impedir o crime, mas o filho deu uma facada no abdômen de Manoel, que morreu após sofrer forte hemorragia e ter duas paradas cardíacas.

Leia mais

Pai tenta separar briga e é morto com facada pelo filho de 17 anos

Mãe afirma que foi esfaqueada após flagrar filho nu com homem

Comente esta notícia