facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

06 de Fevereiro de 2016, 07h:55 - A | A

POLÍCIA / TECNOLOGIA DE GUERRA

PM usa helicóptero equipado com infravermelho para caçar bandidos

Além disso, o tenente coronel lembrou que o equipamento grava várias horas de imagens, com alta resolução, mesmo o helicóptero estando a 5 mil metros de altura, sem que seja percebido pelos bandidos.

JOÃO RIBEIRO
DA REDAÇÃO



Desde o início deste mês, policiais militares do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer) estão contando com um equipamento capaz de “enxergar”, no escuro, denominado FLIR (Foward Looking Infra-Red). A tecnologia foi adquirida em junho de 2014, pelo custo de R$ 2 milhões, para ser usada no patrulhamento da capital, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol. No entanto, só foi colocada em funcionamento 1 ano e 7 meses depois. 

Ao , o comandante do Ciopaer, tenente coronel, Henrique Correia, destacou que a tecnologia contribuiu para prisão de muitos criminosos em Mato Grosso, já que pode ser usada como “visão noturna” e gravação de imagens.

“Em uma perseguição, por exemplo, durante o período noturno, mesmo o bandido tentando se esconder em um ponto com luminosidade zero, vamos poder encontrá-lo. Já que o equipamento capta o calor do corpo humano e aponta sua localização, na tela, instalada no centro de comando da aéronave”, destacou.

“Em uma perseguição durante o período noturno, mesmo luminosidade zero, vamos poder encontrar. O equipamento capta o calor do corpo humano e aponta sua localização na tela da aéronave”

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Além disso, o tenente coronel lembrou que o equipamento grava várias horas de imagens, com alta resolução, mesmo o helicóptero estando a 5 mil metros de altura, podendo assim, ser utilizado para serviços de inteligência e  também, gravadas em um banco de dados.

“Nessa altura (5 km) o "alvo" não ouve nem o barulho dos rotores, podendo assim os PM's fazerem sua identificação”, lembrou.

De acordo com Henrique, um terceiro benefício do equipamento é que durante o patrulhamento aéreo, também é possível transmitir as imagens para um Centro de Comando, instalado no prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), onde funciona o Ciosp.

“Em uma operação, as imagens podem chegar até o centro de controle do Ciosp e serem acompanhadas por outras autoridades, como governador ou secretário”, explicou.

O dispositivo FLIR foi criado em 1960, nos Estados Unidos para ser usado na Guerra do Vietnã. 

Atualmente, ele é usado em Drones (aviões não tripulados) na guerra contra o terrorismo no Afeganistão.

 

VEJA UM VÍDEO, GRAVADO PELO EQUIPAMENTO

Comente esta notícia