facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

25 de Abril de 2018, 07h:16 - A | A

POLÍCIA / FRAUDES CONTRA JUSTIÇA

GCCO prende golpista que inspirou filme VIP's e ex-assessor do TJMT

Os alvos da operação são conhecidos estelionatários, acusados de fraudar regime de progressão de pena para sair da cadeia.

DA REDAÇÃO



Operação Regressus, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) prendeu na manhã desta quarta-feira (25), dois conhecidos golpistas, Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido por 'Marcelo Vip', e Márcio Batista da Silva, conhecido como Dinho Porquinho. Marcelo inspirou o filme e o livro “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso, com atuação de Wagner Moura no papel do golpista, que finga ser filho do dono da Gol Linhas Aéreas. O terceiro alvo é o ex-assessor da 2ª Vara Criminal de Cuiabá (Vara de Execuções Penais), Pitágoras Pinto de Arruda.

A operação combate fraudes em processos de progressão de regime de presos. O apoio é do Tribunal de Justiça e o Ministério Público.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A ação teve  a cooperação da Subsecretaria de Inteligência do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

A operação “Regressus” (retornar ao sistema) cumpre três mandados de prisão preventiva e 19 ordens de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Rio de Janeiro. Os alvos têm mandados de prisão expedidos pela Vara do Crime Organizado (7ª Vara). Os criminosos são ex-presidiários notoriamente conhecidos, com vasta condenação penal, que teriam por meios fraudulentos progredidos de regime.

A investigação é sedimentada em três inquéritos instaurados na Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que apuram fraudes processuais para obtenção de progressão de regime, peculato  e também lavagem de capitais de reeducandos que progrediram usando documentos falsos.

Comente esta notícia