facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

21 de Janeiro de 2018, 19h:06 - A | A

PODERES / EFEITO DA CRISE

Taques diz que governadores exercem ‘mandatos malditos’

O governador Pedro Taques afirmou que se a crise fiscal porque passam os Estados não for resolvida haverá queda na qualidade dos políticas públicas.

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



O governador Pedro Taques (PSDB) reforçou as dificuldades financeiras que o Estado vem passando nos últimos anos e citou um artigo do economista Raul Velloso, que afirmou que os atuais chefes de Executivo estaduais estão exercendo ‘mandatos malditos’.

“Estamos em uma crise de todas as ordens: moral, ética, política e econômica. O professor e economista Raul Velloso disse que os mandatos são malditos porque todos os governadores vivem este momento de crise", afirmou Pedro Taques.

A declaração de Taques foi dada durante a cerimônia de posse dos novos secretários de Fazenda, Rogério Gallo, e da Procuradoria-Geral do Estado, Gabriela Novis Neves, na última quinta-feira (18). A orientação passada aos novos gestores foi a de combater a sonegação de impostos e aumentar a arrecadação, trazendo "dinheiro novo" para Mato Grosso.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Estamos em uma crise de todas as ordens: moral, ética, política e econômica. O professor e economista Raul Velloso disse que os mandatos são malditos porque todos os governadores vivem este momento de crise, em que é necessário fazer escolhas difíceis. Porque ter que escolher entre hospitais e a Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] é muito difícil”, comentou o governador.

Outrora chamados de “barões da federação”, os governadores entram em 2018 na situação mais delicada já vivida nos Estados desde meados da década de 90. Mas agora a conjuntura política e econômica e crises locais colocam a todos como navegantes da incerteza. É o mandato maldito”, escreveu Velloso.

Taques reforçou o entendimento do economista afirmando que se a crise fiscal porque passam os Estados não for resolvida haverá queda na qualidade dos políticas públicas.

“Temos que pagar duodécimos, salários, emendas e qual a escolha que fazemos? Nestes três anos que administro o Estado nunca houve sobra de dinheiro. Todos os meses está faltando e precisamos fazer escolhas”, disse.

Segundo ele, a esperança é de que 2018 seja um ano melhor economicamente. Com a aprovação do Teto de Gastos, o Estado prevê economia de pelo menos R$ 1,3 bilhão através da renegociação da dívida com a União.

“Ainda passamos por dificuldades, porque o efeito do Teto de Gastos só deve surtir depois de fevereiro. Ainda estamos pagando dívidas, mas sou otimista e acredito que vamos superar essa crise. Vamos atravessar essa chuva e 2018 será melhor”, concluiu o governador.

Comente esta notícia

Gilstinho 22/01/2018

Não concordo com o Taques não. Ele Taques governou bem o primeiro ano 2015. Pagou RGAs na integra, pagou dentro do mês, tudo que Silval Barbosa fazia. Porem, isso mostra que o ex-governador Silval deixou as financia o Estado em ordem no azul. Já em 2016 justamente quando começa a gestão do Taques, é que começou os problemas nas financia do Estado. Então o problema está na maneira em que o Pedro Gonçalves Taques, faz gestão, ou governa. Lembrado que Silval deixou divida mas, o Taques tambem vai deixar a divida dolarizada e divida com a União, do Estado pro próximo governo. Então, o problema é que o Taques já se se acostumou culpar o Silval. Mesmo ele Taques dizer que não tem ciume de homem, porem, ele deixa claro que morre de inveja e ciume do "silval" das 56 obras de iniciativa do Silval Barbosa que são sua marca não do Taques. Gestão Silval a receita era 11 bi, ja na do Taques aumentou para 23 Bi e Taques não consegue nem pagar salario em dia chegando até ESCALONAR. Então creio que o Taques nem deveria ser governador. Mas, foi eleito temos que engoli o cara.

positivo
0
negativo
0

VALDECARLOS JOSÉ DOS SANTOS 22/01/2018

Não aguenta pede pra sair. O louco, não apresenta solução, só problemas. Você entrou para resolver problemas, não para enumerá-los!!!

positivo
0
negativo
0

Admir Gomes 21/01/2018

Se tá ruim assim renuncia simples.E para com essa ladainha que ninguém aguenta mais.

positivo
0
negativo
0

Dr Davi 21/01/2018

Silval administrava um orçamento de 13 bilhões, Taques com um orçamento de 20 bilhões não fez uma obra importante, não adimpliu os compromissos do Estado, arrolou dívidas, atrasou salários, atrasou repasses dos municípios. Enfim, a única explicação é a MÁ GESTÃO TAQUES. Não tem mandato maldito e sim mandatário maldito.

positivo
0
negativo
0

Fpestragado 21/01/2018

Ninguém te obrigou a ser governador. Ou melhor, você nem mesmo é obrigado a continuar governando. Deixe essa maldição de lado e vá ser feliz. Por hoje é só pessoal

positivo
0
negativo
0

5 comentários

1 de 1