facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

16 de Julho de 2019, 13h:30 - A | A

PODERES / CORRUPÇÃO PASSIVA

PGR quer investigação contra Valtenir na Justiça Federal de MT

Ex-deputado é investigado pelo crime de corrupção passiva envolvendo projetos do Governo do Estado.

DA REDAÇÃO



A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defende que as investigações contra o ex-deputado federal Valtenir Luiz Pereira (MDB) sejam conduzidas pela Justiça Federal em Mato Grosso. A manifestação foi em contrarrazões ao recurso interposto pela defesa contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a remessa dos autos para o Estado. O ex-parlamentar é investigado pelo crime de corrupção passiva.

Para Dodge, o recurso “é nitidamente protelatório e evidencia a mera recalcitrância do agravante com a decisão que reconheceu cessada a competência do STF para prosseguir no feito, haja vista o término do mandato Legislativo do recorrente em 31 de janeiro de 2019”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para a PGR, a decisão agravada já afastou as teses apresentadas no recurso. “Verifica-se, assim, que este recurso tem finalidade de postergar ou impedir a continuidade e conclusão das investigações em trâmite, de forma a obstar a remessa dos autos ao juízo de primeira instância para continuidade das investigações, uma vez que não há fundamento que ampare a pretensão do agravante, que se limita à revisão de teses já devidamente decididas e afastadas em decisões pretéritas”, conclui.

Valternir é investigado por suposta prática de corrupção passiva, envolvendo a empresa Ideia Digital, e também pela implementação do projeto Cidade Digital em Mato Grosso. 

Os crimes, em tese, teriam sido praticados em 2010, quando Valternir era deputado federal.  

Comente esta notícia