facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

20 de Março de 2018, 20h:00 - A | A

PODERES / CAUSOU MAL-ESTAR

Pela segunda vez, Gallo não comparece em audiência pública e irrita deputado

Os membros da comissão e sindicalistas aguardavam o Rogério Gallo para acompanhar a prestação de contas e questionar o aumento expressivo na arrecadação de 2017.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



O não comparecimento do secretário de Estado de Fazenda (Sefaz) Rogério Gallo a uma audiência pública, onde atualizaria os números da arrecadação do Estado dos últimos quatro meses de 2017, irritou o presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, deputado José Domingos Fraga (PSD), na manhã desta terça-feira (20).

“O secretário, de uma forma fria e velada, envia um e-mail à presidência, às 22h, quando não tem mais ninguém nesta Casa, com coisa que é o presidente [Eduardo Botelho] quem pauta as reuniões dessa comissão. Quem pauta aqui são os próprios deputados e, por isso, repudiamos a ausência do secretário”, declarou Zé Domingos.

Os membros da comissão e sindicalistas aguardavam Rogério Gallo, na sede da Assembleia Legislativa, às 9h, para acompanhar a prestação de contas e questionar o aumento expressivo na arrecadação de 2017 que fechou o ano em R$ 25,5 bilhões, quando a estimativa do Governo era de R$ 18,1 bilhões. Mas tudo que os parlamentares receberam foi um e-mail informando o não comparecimento.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“O secretário, de uma forma fria e velada, envia um e-mail à presidência, às 22h, quando não tem mais ninguém nesta Casa, com coisa que é o presidente [Eduardo Botelho] quem pauta as reuniões dessa comissão. Quem pauta aqui são os próprios deputados e, por isso, repudiamos a ausência do secretário”, declarou o presidente da comissão.

José Domingos Fraga também argumentou que esta é a segunda vez que Gallo deixa de comparecer a audiência pública. Na primeira, o secretário da Sefaz teria alegado um conflito na agenda já que tinha reunião com o conselho de previdência onde, segundo o deputado, também não compareceu.

“Ele tem uma data limite pra prestar contas à sociedade. Infelizmente essa data já está extrapolada até porque já érea pra ter acontecido na semana passada e ele não apresentou, pediu pra adiar em função de reunir o conselho estadual de previdência, que não teria nada a ver com essa discussão até porque o secretário lá não se fez presente, nós acatamos achando que discutir a previdência seria relevante, mas agora não tem desculpa de última e um comunicado de forma fria”, lembrou.

Pedido de adiamento

No documento enviado por e-mail ao Parlamento, o secretário pede que o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia, adie a audiência para o próximo dia 27 de março de 2018.

No texto o secretário também pede desculpas aos “deputados pelo adiamento, especialmente ao deputado José Domingos, presidente da Comissão de Fiscalização e Orçamento, e se coloca à disposição para comparecer na data a ser designada pelo parlamento”.

Porém, o presidente da Comissão declarou durante a sessão que o pedido não será atendido porque no dia 27 de março será realizada uma audiência para tratar sobre os incentivos fiscais concedidos entre 2015 e 2017.

Comente esta notícia

João 21/03/2018

É que deve estar difícil fazer os números baterem. Finanças e economia não é para amadores. Ai entra o pessoal da contabilidade criativa da SEFAZ e os números não fecha.

positivo
0
negativo
0

JEFERSON MATOS 21/03/2018

Honestamente, eu não agiria diferente do secretário. Também não respeito a Assembléia. Ainda mais esse Zé aí.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1