facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

16 de Fevereiro de 2017, 17h:45 - A | A

PODERES / ESCOLHIDOS PELO TRE

Pedro Sakamoto e Márcio Vidal vão ocupar presidência e corregedoria

Os desembargadores escolhidos vão ocupar o cargo de presidente e vice-presidente, que acumula o cargo de corregedor-geral eleitoral

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



Os desembargadores Pedro Sakamoto e Marcio Vidal foram escolhidos para integrar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o biênio 2017/2018. A eleição foi realizada em sessão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso nesta quinta-feira (16). A eles caberá a incumbência de coordenar as eleições majoritárias de 2018.

Os desembargadores escolhidos vão ocupar o cargo de presidente e vice-presidente, que acumula o cargo de corregedor-geral eleitoral, e caberá ao Pleno do TRE a definição a respeito de qual desembargador ficará com cada cargo. Ainda não há data para a escolha.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A tendência é de que o mais votado, Sakamoto, que obteve 21 votos, seja escolhido o presidente, e Vidal, com 18 votos, ocupe a vice-presidência do Pleno. Também foram votados os desembargadores Luiz Ferreira, com 13 votos, e Sebastião Moraes, que recebeu cinco votos.

Pedro Sakamoto falou da importância da lisura na condução do Tribunal Eleitoral e disse que a expectativa é trabalhar em sintonia para enfrentar as dificuldades que poderão vir, uma vez que a próxima eleição se trata de contexto estadual.

“Temos como compromisso presidir uma eleição com o máximo de lisura e transparência para que seja respeitado a vontade do eleitor. Essa é nossa função no TRE”.

O desembargador Márcio Vidal disse que o trabalho será em conjunto com o colega de magistratura e também com os pares que já estão no Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

“Serão dois anos de desafios, dedicação e de empenho a serviço da justiça eleitoral. O momento em que estamos vivendo, politicamente passando por uma instabilidade política e econômica vai implicar num desdobramento maior da corte eleitoral e contribuir e aperfeiçoar esse processo democrático”.

Na mesma sessão ficou definido o desembargador Sebastião de Barbosa Farias para o cargo de juiz membro substituto, na categoria desembargador.

Os eleitos ocuparão as vagas da atual presidente, a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, e do vice, Luis Ferreira, que deixam o tribunal eleitoral em abril.

Pedro Sakamoto atua no Pleno do TRE como membro substituto e Márcio Vidal foi vice-presidente entre 2010/2011, quando o órgão foi presidido pelo desembargador Rui Ramos.

Compõem o Pleno, atualmente, além de Maria Helena e Luiz Ferreira, o juiz federal Paulo Sodré e os juízes de Direito, Rodrigo Curvo e Marcos Faleiros. Dois advogados devem ser indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil para completar a Corte Eleitoral. 

Comente esta notícia