facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

21 de Agosto de 2017, 13h:38 - A | A

PODERES / MPE INVESTIGA

Ex-secretários usavam servidora fantasma para superfaturar remédios de alto custo

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado, os remédios adquiridos pelo Governo sequer foram entregues aos pacientes, porque já foram comprados com a data de validade vencida.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



O promotor Célio Fúrio, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público da Probidade Administrativa, instaurou inquérito civil para apurar a contratação de uma servidora fantasma, na Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES), que teria superfaturado a compra de medicamentos obtidos de forma emergencial por determinação da Justiça, na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

O documento, que tem data do dia 10 de agosto, concede prazo de 10 dias para que os ex-secretários de Saúde, Pedro Henry e Vander Fernandes, além do então chefe da Casa Civil, José Lacerda, expliquem a contratação.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Notifiquem-se os Srs. José Esteves de Lacerda Filho, Pedro Henry Neto e Vander Fernandes, para nos termos do art. 43 da Resolução nº 47/2017 – CSMP tomem conhecimento desta Portaria e caso queiram, no prazo de 10 (dez) dias, apresentem preferencialmente por meio digital esclarecimentos sobre os fatos; seja oficiado ao atual Secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Vitório Soares, com cópia da presente portaria, para requisitar informações sobre os fatos narrados nesta portaria e se existe algum procedimento administrativo que apure o ocorrido”, destaca trecho do inquérito.

De acordo com a denúncia, os remédios adquiridos pelo Estado sequer foram entregues aos pacientes, porque já foram comprados com a data de validade vencida.

O suposto crime foi descoberto após a farmacêutica Cleidione Alves Prata Sampaio, nomeada à época por Henry, ter sido convocada a prestar depoimento na Delegacia Fazendária em uma investigação por compras fraudulentas na SES.

Cleidione só teria descoberto a contratação no momento do depoimento. 

Fúrio ainda solicitou que “seja informado o nome dos servidores que ocuparam o cargo de Coordenador de Assistência Farmacêutica-CAF e de todos os servidores que estavam lotados naquela Coordenação no período compreendido entre junho de 2011 a maio de 2013, encaminhando-se cópia das respectivas fichas funcionais, contendo especialmente dados pessoais e atos de nomeação, exoneração, designação ou semelhante”.

Vander Fernandes terá que explicar porque exonerou a farmacêutica sem apurar se ela realmente atuava no cargo. 

Caso virem réus, os ex-secretários podem responder por crime de improbidade administrativa com dano ao erário. O valor do desvio não foi informado pelo Ministério Público Estadual.

Comente esta notícia

Sue Ellen 22/08/2017

Prezado doutor... dessa vez o senhor não mexeu com a "Maria da Chepa" aguardamos uma explicação... quem assinou pela farmacêutica que na época já estava com a inscrição em seu conselho suspensa? Em que conta foi depositado seu salário? E o ponto, foi registrado? É um outro pequeno detalhe... como vossas "excelências" exoneram uma servidora que na época se encontrava gestante? Até nisso vcs deram azar!!!

positivo
0
negativo
0

Armindo de Figueiredo Filho Figueiredo 21/08/2017

Não há o que comentar!!! Cada dia, os jornais virtuais de MT, estampa em suas manchetes os mais variados escândalos, envolvendo "POLÍTICOS". SÓ DÁ ELES!!! É superfaturamentos, desvios, remessas, propinas, malas com dinheiros, subornos, compras ilícitas, conluios, conchavos compras de sentenças, enfim.... assaltos dos mais variados nos cofres públicos . Não é a toa que o país está mergulhado em crise , ETA CLASSE PERVERSA !!! (COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES!!!!...) Fica agora, o questionamento...... Até quando vamos deparar com este tipo de noticia???? C H E G A !!! CHEGA!!!! O povo não aguenta mais tanta safadeza patrocinada por políticos. É uma sujeira atrás da outra . Está na hora da virada!!! ou seja, ... banir do cenário políticos, os maus representantes do povo. Somente as urnas, para dar um ""SUMIÇO"" nessas quadrilhas que aparecem diariamente na mídia..... Está dado o RECADO.....

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1