facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

15 de Dezembro de 2018, 07h:55 - A | A

OPINIÃO / ROSANA LEITE

Jocilene, presente!

Foi difícil receber a notícia da sua prematura partida; fique em paz



O amanhecer do dia 03 de dezembro do corrente ano foi de absoluta tristeza! No dia 02, a mídia mato-grossense noticiava um acidente próximo ao município de DiamantinoMT, na BR-163, que teria vitimado duas pessoas. No início da manhã do dia 03, a fatídica notícia de que uma das vítimas teria sido a amiga Jocilene Barboza dos Santos.

Militante dos movimentos sociais e dos direitos humanos, possuía graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso e especialização em Desenvolvimento Regional Agroflorestal pela UFMT. Havia concluído recentemente o mestrado em educação pela UFMT. Jô, como era conhecida pelos amigos e amigas, era concursada da SEDUC como Técnica Administrativa Educacional.

Quem tivesse vontade de se deparar com ela, era só buscar onde os menos favorecidos estivessem reunidos. Assumiu, como desafio e com muita vontade, a presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado de Mato Grosso, biênio 20162018. A dedicação foi linda! Esteve presente em várias secretarias do Governo do Estado, para sensibilizar gestores e gestoras quanto à importância da inclusão nas ações governamentais do I Plano Estadual de Políticas Para Mulher do Estado de Mato Grosso. Foi na sua administração que o plano foi publicado. Com o seu carinho, realizou o aniversário de 30 anos do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher na Praça da República, que contou com a participação de muitas pessoas, inclusive das mulheres da economia solidária, que eram presença confirmada em tudo que ela estava à frente.

Outra ação de suma importância para o movimento de mulheres foi o pedido para que a Secretaria de Segurança Pública criasse a Câmara Técnica dentro de sua estrutura, com a finalidade de tratar dos direitos das mulheres na área de segurança do governo. Desde outubro do ano de 2017 muitos assuntos foram debatidos, com a presença de Instituições, Poderes e Sociedade Civil, contando com resultados magníficos para as mulheres.

É provável perceber a sensibilidade humana, ao se colocar no lugar de outros e outras. Esse era exercício fácil a ela. Sentia-se abatida com cada violência narrada. Certa vez, viu-se comovida ao tomar conhecimento de que algumas jornalistas estavam sendo vítimas de assédio sexual no ambiente de trabalho. O seu movimento encorajou essas mulheres, as alertando que a inércia favoreceria agressores. 

Se a solução era panfletar, porque não? Lá estava ela. Era só avisar o local e data. Acreditava que a Justiça séria se perfazia em solução. Temia, e muito, que os direitos humanos pudessem regredir.

Jocilene estava como Secretária de Mulheres do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Mato Grosso. Assumiu a presidência do SINTEP para o triênio 20182021, deixando as mulheres de Mato Grosso com imenso orgulho. A sua liderança, sem sombra de dúvida, se perfazia pelo amor. Entrava e saía de qualquer ambiente com o respeito que lhe era peculiar.

Amiga Jô, não a “enxerguei” naquele caixão... Não, lá não era você... Em nada aquela cena lhe lembra... Você é, e sempre será, luz... Foi difícil receber a notícia da sua prematura partida... Só é possível momentos de aceitação ao lembrar que pode estar desfrutando da companhia das amigas Lúcia de Lourdes Gonçalves e Marli Keller. Aqui só saudade... Fique em paz, e até um dia...

ROSANA LEITE ANTUNES DE BARROS é defensora pública estadual.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia