facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

02 de Março de 2015, 10h:13 - A | A

NACIONAL / VEJA VÍDEO

Vídeo mostra disputa de quem bebe mais em festa que terminou em morte

Universitário de 23 anos morreu após ingestão de álcool em excesso.

G1



Um vídeo divulgado na internet mostra o momento em que o jovem Humberto Moura Fonseca, quemorreu após ingestão excessiva de álcool em uma festa universitária, participava de uma competição para ver quem conseguia beber mais. A festa aconteceu no sábado (28), em Bauru (SP). Outros três participantes – entre eles duas mulheres – continuam internados em estado grave.

De braços pra cima, estudante comemora após tomar outra dose de vodca (Foto: Reprodução/TV Globo)
De braços pra cima, estudante comemora após tomar outra dose (Foto: Reprodução/TV Globo)

O vídeo mostra vários estudantes sentados em uma grande mesa, com copos plásticos que são abastecidos com vodca, em meio a um clima de festa. "É um shot por minuto", diz um rapaz, em referência à regra da disputa: tomar uma dose de vodca a cada 60 segundos.

CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO

Na “maratoma”, como o jogo é chamado, vence quem beber mais, sem passar mal. No vídeo é possível ouvir outras pessoas incentivando Fonseca, que tinha o apelido de Lombada: “Au au au, Lombadinha é um animal”. Após tomar mais uma dose, o jovem levanta os braços, em comemoração.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com o delegado Kleber Granja, testemunhas disseram que Fonseca bebeu mais de 30 doses de vodca na festa, que reuniu mais de duas mil pessoas e começou na tarde de sábado. O folder promocional do evento destacava que o evento era "open bar", ou seja, teria distribuição de bebidas como cerveja, vodca e pinga já incluída no valor do convite, que variava entre R$ 28 e R$ 42.

saiba mais
  • Jovem que morreu em festa bebeu mais de 30 doses de vodca, diz delegado
  • Organizadores de festa que terminou em morte são soltos
  • Jovem morre e três são internados após ingestão excessiva de álcool

Após passar mal, Fonseca foi socorrido por colegas, mas chegou ao pronto-socorro já sem vida.

A Polícia Civil solicitou um exame toxicológico para comprovar se ele não ingeriu outra substância além de álcool.

O estudante era de Minas Gerais e estava em Bauru cursando engenharia elétrica da Unesp. O corpo dele foi levado para Passos (MG) e sepultado por volta das 19h de domingo (1º).

Internados
Cinco pessoas precisaram ser levadas para o pronto-socorro no sábado. Duas foram liberadas, mas três continuam internadas. A estudante Gabriela Alves Correa, de 23 anos, está na UTI do Hospital Estadual.

Juliana Tibúrcio Gomes, de 19 anos, estudante de engenharia de produção da Unesp, foi levada inicialmente para a UTI do Hospital do Base e depois transferida para o Hospital da Unimed.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Monti, a transferência foi necessária devido à gravidade do caso.

Festa anunciava open bar de várias bebidas (Foto: Reprodução/Facebook)Festa anunciava distribuição de várias bebidas
(Foto: Reprodução/Facebook)

Ainda segundo o secretário, Matheus Pierri Carvalho, estudante de engenharia elétrica, estava inconsciente, mas não chegou a ser entubado. Ele também foi transferido para o Hospital da Unimed.

Os familiares dos três jovens não autorizaram a divulgação do estado de saúde deles.

Liberdade provisória
Neste domingo (1º) a Justiça concedeuliberdade provisória a dois organizadores da festa universitária. Eles haviam sido presos ainda no sábado (28) porque, segundo a polícia, não havia alvará autorizando a realização da festa, que era promovida por várias repúblicas de estudantes da cidade.

"O juiz de plantão assinou o alvará de soltura levando em consideração o fato de que os dois não possuem antecedentes criminais e têm residência fixa. Por enquanto eles vão responder em liberdade, a menos que a Justiça entenda que deva ser decretada a prisão preventiva", afirma Ricardo Luiz de Paula Martines, delegado seccional de Bauru.

Além de não haver alvará para a realização da festa, o local contava com uma única ambulância, que não era equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em depoimento na delegacia, os organizadores negaram que havia competições de bebida entre os participantes, mas os policiais tiveram acesso a um documento que mostra que as disputas foram planejadas e divulgadas aos universitários meses antes da festa.

A identidade dos jovens não foi revelada, já que os advogados pediram sigilo.

Festa fazia competições que incentivam ingestão de bebidas (Foto: Thaís Andreoli / TV TEM)Festa fazia competições que incentivam ingestão de bebidas (Foto: Thaís Andrioli / TV TEM)

Comente esta notícia