facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Maio de 2024
07 de Maio de 2024

06 de Dezembro de 2016, 08h:46 - A | A

NACIONAL / VEJA O VÍDEO

Diretor humilha aluno que foi à escola de chinelo e vai preso

Conselho Tutelar ouviu do aluno de 12 anos e de colegas dele que o diretor ainda teria pisado no pé do garoto.

METRÓPOLES



Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o constrangimento sofrido por um garoto de 12 anos depois que o vice-diretor do Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, em Planaltina, o obrigou a ficar descalço durante a aula, na segunda-feira (5/12). Na gravação, os colegas comentam o caso e explicam o que ocorreu à pessoa que filma. Algumas crianças riem da situação. A repercussão do episódio foi parar na Câmara Legislativa, e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos prometeu tomar providências.

Segundo integrantes do Conselho Tutelar, o menino chegou à instituição com o chinelo e foi repreendido pelo vice-diretor, Jordenes Ferreira da Silva. “Para punir o aluno, o docente ficou com o calçado e mandou o estudante entrar descalço. Na sala de aula, os colegas começaram a rir e ele ficou chorando”, contou um conselheiro, que pediu para não ter o nome divulgado.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Uma servidora do centro de ensino entrou em contato com o Conselho Tutelar e relatou o caso. “Quando chegamos lá, o rapaz ainda estava sem a sandália. É um caso de abuso, humilhação, constrangimento e maus tratos”, completou o conselheiro.

Ainda na escola, Jordenes recebeu voz de prisão. Ele foi para a 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina) no próprio carro, mas escoltado por policiais militares. Em depoimento, o docente afirmou que o menino estava chutando uma bola no interior da escola e, por isso, pegou os chinelos do rapaz e o chamou para conversar em sua sala. Disse ainda que estava apenas “exercendo seu poder disciplinar” e que não expôs a criança a vexame, informou a Divisão de Comunicação da Polícia Civil.

Comissão de Direitos Humanos

Depois que a situação foi noticiada pelo Metrópoles, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT), repudiou a atitude do vice-diretor. Para ele, o comportamento de Jordenes foi “despido de qualquer sensibilidade humana”. “O país que produziu Paulo Freire não pode se permitir atitudes tão flagrantemente desrespeitosas com suas crianças e com sua Educação”, afirmou, por meio de nota.

O deputado disse ainda que vai se reunir com outros membros da comissão nesta terça-feira (6) e estudar ações possíveis para o caso. O distrital se comprometeu também a acompanhar a apuração da situação na Secretaria de Educação e no Conselho Tutelar.

A Secretaria de Educação informou que vai investigar o caso e, dependendo das apurações, pode abrir um procedimento administrativo contra o vice-diretor do centro de ensino.

Comente esta notícia

Divina dos Santos Ferreira 08/12/2016

Isso é um absurdo! É preocupante em ver a preparação psicológica deste docente! Usar seu poderio para humilhar um aluno por estar usando chinelos! Afsss! É revoltante! A preocupação dentro de uma escola é e sempre foi na formação de um bom cidadão! Eleva_lo como um ser de carater na sociedade! Aí fica difícil! Cada um vive conforme suas condições! Enlouqueceu de vez esse funcionário e saiu do seu foco principal" a EDUCAÇÃO!

positivo
0
negativo
0

Marcos 07/12/2016

Esse Camarada si que nunca poderia estar exercendo tal função pois é um animal e que me perdoem os animais, tem que tomar uma surra de chinelo.

positivo
0
negativo
0

Beatriz 07/12/2016

Esse diretor tem ki ser isnaopulso da escola

positivo
0
negativo
0

Beatriz 07/12/2016

Esse diretor tem ki ser ispulso da escola

positivo
0
negativo
0

Fabio 07/12/2016

Meu filho tem calçado fechado, porém eu todos os dias insisto pra ele ir de chinelos por causa do calor. Não entendi qual é desse vice diretor.

positivo
0
negativo
0

Edimara 06/12/2016

Meu filho vai de chinelo a escola e não vejo problema nisso cada um vai de acordo com as suas condições não é pq ele é diretor ou vice que tem que impor o q o aluno calça. A escola te q impor somente o uniforme

positivo
0
negativo
0

06/12/2016

Tem que ser demitido. Sem direito nenhum.

positivo
0
negativo
0

7 comentários

1 de 1