facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

23 de Julho de 2017, 11h:24 - A | A

NACIONAL / CALAMIDADE

Casas são invadidas por enxurrada de lama em Maceió

Moradores dizem que problema foi causado pela tubulação de água pluvial, que se rompeu depois que uma barreira desabou na região.

G1 AL



Uma enxurrada de lama invadiu residências no Mutange, em Maceió, na madrugada deste domingo (23). A Av. Major Cícero de Góes Monteiro ficou bloqueada com o entulho arrastado pela força da água e também pelos moradores, que cobravam uma solução ao problema.

Nesta manhã, ainda havia lama escorrendo de dentro de algumas casas, como mostra o vídeo acima gravado pela reportagem do G1.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O líder comunitário do bairro, José Roberto dos Santos, diz que o problema foi resultado de um desabamento de uma barreira que fica por trás das casas, na última semana, e quebrou a tubulação de água pluvial.

“Umas 10 casas foram atingidas. Os moradores estão tirando os móveis, quem não tem como tirar, teve tudo coberto por lama, está uma coisa triste aqui”, disse Santos.

A Defesa Civil esteve no local para avaliar as condições das casas. Os técnicos disseram no sábado (21), estiveram no local e quatro casas foram condenadas. Disse ainda que uma nova avaliação será feita neste domingo.

Antônio Domingos mora no bairro vizinho, Bom Parto, mas foi ajudar as vítimas quando soube do que problema. “O negócio aqui está crítico, só vendo. A água está vindo de cima e já está passando por dentro das casas para o outro lado da pista”.

De acordo com Domingos, o problema foi agravado pelo rompimento da tubulação, que ficou cheia de barro. Com a chuva forte durante a noite, a água se misturou ao barro, levando lama para as casas na parte de baixo.

“Essa tubulação vem do [Conjunto] Alto do Céu, passa pelo alto do Mutange. Como choveu muito, deu nisso. Se fizer um trabalho de prevenção, evita de ter dano maior”, afirmou Domingos.

O rompimento da barreira foi mostrado no sábado, pelo AL TV. Uma cratera enorme se formou, ameaçando as casas próximas. A reportagem entrevistou um funcionário da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) que explicou o problema da tubulação.

“É uma drenagem de galeria [pluvial] há muito tempo, ela pega a água todinha do [Conjunto] Jardim acácia, na parte de cima, e isso é através das chuvas, que afastou os tubos e agora a gente tem que ajeitar”, disse o funcionário Antônio Jorge.

Enquanto não há solução, os moradores tentam se abrigar como podem. “Muita gente está indo para casa de parente, as pessoas estão tirando as coisas de dentro da água, tentando salvar o que dá”, disse o líder comunitário.

A auxiliar de serviços diversos Marta Cristina dos Santos Silva foi uma das que tiveram as casas atingidas. "O muro não suportou e veio abaixo, levando tudo e acabando com tudo. O mais importante é a vida, Deus sabe todas as coisas".

 

O dono de uma oficina no bairro também teve o estabelecimento invadido pela lama. "Há mais de 15 anos isso aconteceu. Aí eu fiz um muro de contenção na frente de outro muro, mas a chuva foi tão forte que o muro quebrou e eu fiquei no prejuízo", afirma Gilvan Bezerra.

Comente esta notícia