facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

14 de Maio de 2019, 11h:10 - A | A

PODERES / INDICATIVO DE GREVE

Mauro:'Profissionais têm 3º melhor salário do país e temos a 21ª pior educação'

Declaração do governador foi em referência ao indicativo de greve dos professores. Ele destaca que é preciso reavaliar a educação no Estado e diz que tem dificuldade de pagar salários.

MARCIO CAMILO
DA REPORTAGEM



Diante dos questionamentos sobre o indicativo de greve apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), na última segunda-feira (13), o governador Mauro Mendes (DEM) foi enfático ao afirmar que a paralisação não resolve os problemas do estado e muito menos da educação, já que a avaliação do desempenho de Mato Grosso nacionalmente não tem acompanhado a colocação salarial dos professores.

“O Sintep tem todo o direito de fazer como é livre o exercício do direito de greve, mas os profissionais da Educação de Mato Grosso já têm o terceiro melhor salário do Brasil e nós temos a 21ª pior educação do  Brasil. Então é momento de refletir um pouco sobre isso. Saber que nós precisamos melhorar a educação, sim, mas não é só melhorando salário que nós vamos melhorar a educação”, declarou pouco antes da inauguração da UPA em Várzea Grande.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O indicativo de greve do Sintep é de paralisação por tempo indeterminado, a partir do dia 20 de maio, se o Governo não atender as reinvindicações feitas.

“O Sintep tem todo o direito de fazer como é livre o exercício do direito de greve, mas os profissionais da Educação de Mato Grosso já têm o terceiro melhor salário do Brasil e nós temos a 21ª pior educação do Brasil"

Mauro lembrou que o Estado tem dificuldades de pagar os salários, que aumentaram nos últimos anos e criticou a medida.

“Olha eu já disse algumas vezes, meus amigos. Se greve resolver o problema de Mato Grosso vamos todos fazer greve. O governador faz greve, o jornalista faz greve, o empresário faz greve, o servidor faz greve e se isso resolver nós poderemos então ter um Estado muito melhor. Greve não resolve”, asseverou.

Ainda sobre a dificuldade econômica do Estado ele disse que não descarta novos cortes financeiros em secretarias e autarquias do Governo.

Entre as reivindicações estão: o pagamento dos 7,69% da Lei 510/2013, a convocação do cadastro de reserva dos homologados ainda este ano, para o ingresso no ano letivo de 2020 e apresentação de cronograma de reformas de unidades escolares.

Comente esta notícia

VERDADE VERDADEIRA 15/05/2019

Falou e disse ! As escolas de lata estão em 3°? ! As escolas sem estrutura sem dignidade estao em 3°?! Então são somente os professores que são premiados pelo 21 ° pior do Brasil ? Ah, os gestores não fazem parte da Educação? Os nomeados políticos nos diversos cargos funções ? A Secretaria suas superintencias gerências coordenadorias não fazem parte da Educação ?

positivo
0
negativo
0

DIAS DE GLORIA E DA VERDADE VIRAO 14/05/2019

E a corrupção de muitos que passaram pela EDUCAÇÃO SAUDE ETC ? OS CORRUPTOS ? Coloca nessa crassificação! Lista em qual posição MT está na ordem de corrupção que roubam o futuro de muitos e a saúde que mata! A Educação inclui a equipe política ? Então coloca na conta da 21 pior também certas equipes e pessoas que aliás está la faz tempo! Desse governo passado repassado e trepassado! COLOCA 0S SEUS NA CONTA do 21° pior GOVERNADOR!

positivo
0
negativo
0

Allan Jeronymo Dellaquila 14/05/2019

Comentei mais cedo, mas apagaram... volto a dizer: A educação está como está no estado devido ao modelo educacional que recompensa o demérito. Atualmente temos no estado um modelo que promove o desinteresse e acaba por contaminar a todos, pois no modelo atual temos praticamente a progressão automática, onde o aluno sem estudar ou produzir nada é empurrado para mascarar índices de retenção... Esse modelo promove o mau aluno e acaba com o interesse do bom aluno, nivelando todos por baixo... Isso é o interesse do poder, pois maus líderes só se mantém no poder quando a educação falha... Pagar, deveria pagar mais, ao invés de encher a boca para falar que paga o terceiro maior piso, deveria se preocupar em chegar ao primeiro e promover mudanças necessárias no modelo atual, principalmente no ensino fundamental. Não há hoje apoio dos pais para melhorar a educação dos filhos e o sistema tira autonomia de cobrança do professor... Desse jeito não haverá melhoras...

positivo
0
negativo
0

Maria Taquara 14/05/2019

Isxpia o argumento raso do governador. Eu nunca entendi pq o povo de Cuiaba gostou tanto da gestao deste daí

positivo
0
negativo
0

walter liz 14/05/2019

Greve não soma nada, achem outras soluções , se reiventem, conversem como educadores e governantes sérios , mudem o discurso

positivo
0
negativo
0

Samara Pacheco 14/05/2019

Os salários dos governantes do Brasil também são uns dos melhores do mundo, mesmo assim nós brasileiros sofremos com falta de políticas públicas nas áreas da segurança, saúde, educação, etc. sem falar na corrupção dessa corja maldita que nos rouba ano após ano. Vcs são o câncer do Brasil.

positivo
0
negativo
0

Henrique Dias 14/05/2019

Isso a Globo não mostra.

positivo
0
negativo
0

Rosangela de Sousa Santiago 14/05/2019

Uma boa educação então se faz com: escolas de latas, ônibus sucateados, falta de materiais básicos, professores sem cursos de capacitação, jovens sem perspectivas, porque a família muitas vezes manda para a escola porque não tem o básico para oferecer...Será que o excelentíssimo governador conseguiria trabalhar em 3 escolas diferentes todos os dias?? E esse salário que ele diz ser bom conseguiria suprir as necessidades da casa dele?? Quem ganha muitíssimo bem governador são os políticos....Que a gente elege para ferrar com nossas vidas depous.

positivo
0
negativo
0

Pardal 14/05/2019

Falta pagar o RGA para o executivo, a URV, e a valorização do servidor público.

positivo
0
negativo
0

alexandre 14/05/2019

Aumento, ´só para o TCE....

positivo
0
negativo
0

10 comentários

1 de 1