facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

16 de Maio de 2018, 07h:00 - A | A

PODERES / REFORMA ADMINISTRATIVA

Taques anuncia criação de secretaria para o Sistema Penitenciário

O governador Pedro Taques disse que a criação e implantação da nova secretaria será definida por uma comissão formada por servidores da Sejudh e do Sindispen.

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



O governador Pedro Taques (PSDB) anunciou nesta terça-feira (15) que criará uma secretaria voltada exclusivamente para os assuntos penitenciários. Ainda sem data para ser implantada, a mudança faz parte da reforma administrativa que Taques deve realizar antes do fim do mandato.

“Queremos criar uma Secretaria de Assuntos ou Administração Penitenciária. Será feito um estudo, através de uma comissão formada por servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários, e depois disso vamos avaliar quando a nova pasta será implantada. Por isso, ainda não quero dar prazo”, explicou Taques, durante entrega de equipamentos para o Sistema Penitenciário, no Palácio Paiaguás.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O chefe do Executivo pontuou que a nova secretaria tem prioridade, porém não descartou novas mudanças. Entre elas, a renomeação da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas).

“Vamos mudar a Setas de nome, que passará a se chamar Desenvolvimento Humano e Social, trazendo para ela, as pessoas em condição de vulnerabilidade, como é o caso do Procon e da Infância de Juventude, que hoje são atendidas pela Secretaria de Justiça”, afirmou.

“Vamos mudar a Setas de nome, que passará a se chamar Desenvolvimento Humano e Social, trazendo para ela, as pessoas em condição de vulnerabilidade, como é o caso do Procon e da Infância de Juventude, que hoje são atendidas pela Secretaria de Justiça”, afirmou.

Ele não quis, no entanto, assegurar a permanência do atual titular da Sejudh, Fausto da Silva, na nova secretaria.

“Eu defendo a criação da Secretaria de Administração Penitenciária, que é um tema que precisa de uma expertise correta, mas ainda não dá para saber se o atual secretário permanecerá”, comentou o governador.

Taques ainda informou que a criação de uma nova pasta faz parte de compromissos assumidos com os servidores do Sistema Penitenciário. Ele lembrou que fará a entrega de uma nova penitenciária em Várzea Grande, com capacidade para 1,2 mil presos, entre outros avanços na área.

“Estamos entregando equipamentos, viaturas, fardamento, armas que podem ser acauteladas, adicional de insalubridade e fazer o cronograma para o chamamento dos agentes penitenciários aprovados no concurso. Nesta entrega, são mais de R$ 10 milhões em investimentos para atender a todo o Estado. melhora bastante, mas ainda temos que caminhar para que tenhamos um sistema que possa dar tranquilidade dentro dos presídios, para que tenhamos tranquilidade aqui fora”, concluiu ele.

Comente esta notícia