facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

01 de Setembro de 2014, 19h:37 - A | A

GERAL / "OBRADA" DE R$ 100 MILHÕES

Teto do Marechal Rondon desaba após ventania e chuva em VG e água invade saguão; veja fotos e vídeo

A informação foi confirmada por funcionários de uma empresa aérea.

DA REDAÇÃO



Parte do forro da área externa do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, acabou caindo no final da tarde desta segunda-feira (1), após a forte ventania com chuva. Não há informações sobre feridos.  

A obra de ampliação e reforma do Marechal Rondon, que já custou mais de R$ 100 milhões aos cofres do Estado, é motivo de polêmica, já que ela deveria ter sido concluída antes da Copa do Mundo. A previsão agora é que ela fique pronta somente no final de outubro. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

NOVO ADITIVO DE TEMPO

O Consórcio Marechal Rondon, que realiza as obras, pediu, novamente, aditivo de prazo para o término das construções. A informação foi publicada numa reportagem do RepórterMT no dia 26 de agosto, semana passada.

O último prazo de aditivo, autorizado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), terminou na sexta-feira (22) retrasada, no entanto, segundo o contrato firmado com o Estado, a empresa pode continuar executando o projeto até o fim de outubro deste ano, diante do prazo de vigência, explicito em uma das cláusulas contratuais.

A assessoria de imprensa da Secopa informou ao RepórterMT, na última terça-feira (26), que o secretário Maurício Guimarães está analisando o pedido do Consórcio Marechal Rondon, e que se aceito, deve ser oficializado e divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias.

Sobre a nova data para o ‘término das obras’, a pasta explicou que só deve ser divulgado com a publicação do aditivo.  

OBRAS ATRASADAS

Com o objetivo principal de proporcionar um melhor atendimento aos turistas que vieram prestigiar a Copa do Mundo em Cuiabá, a obra teve que ser paralisada durante a realização do mundial. Somente depois do evento, os operários retornaram aos trabalhos. 

Dias antes do início da Copa, o Governo inaugurou parcialmente o aeroporto, conseguindo liberar apenas o novo setor de desembarque e a área de estacionamento. Na época, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B) veio à cidade e mesmo vendo as obras inacabadas, não mostrou preocupação. Segundo ele, o que não fosse concluído na época, seria após a copa.

A OBRA 

O governo do Estado assinou em 2012 o contrato com o Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal Construções Ltda. (líder), Multimetal Engenharia de Estruturas Ltda., e Farol Empreendimentos e Participações S.A.

Na época, o contrato previa que a conclusão da reforma terminasse no dia 8 de março deste ano, porém com os vários pedidos de aditivo, aceitos pelo Estado, a obra vem se ‘arrastando’. Sendo que o último relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), concluiu que em pouco mais de um ano e seis meses de trabalhos, 81% da obra foram executadas.

FUTURAS MELHORIAS

A obra que faz parte do PAC dos Aeroportos prevê modernização e ampliação do terminal de passageiros, melhoria das vias de acesso e novo estacionamento de veículos. Segundo ainda a Infraero, a reforma e a construção no Marechal Rondon deixará o aeroporto maior e mais eficiente. 

Entre as melhorias estão novas pontes de embarque, revitalização das pistas de pouso e decolagem, reforma das vias de acesso ao aeroporto e vagas de estacionamento. Também será instalado um sistema de vigilância para monitorar pessoas e cargas que passam pelo aeroporto garantindo maior controle e muito mais segurança. 

Dentro do terminal de passageiros serão instalados totens que servirão como link de TV digital para as emissoras transmitirem matérias ao vivo direto do aeroporto, além de um contêiner do lado de fora, onde os jornalistas poderão conectar seus equipamentos e um espaço próprio para estacionarem seus veículos, evitando assim congestionamento na área do terminal de passageiros.
 

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Antonio Costa 02/09/2014

ESSAS OBRAS DA SECOPA SÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE, QUE DEUS NOS PROTEJA, PARA QUE NENHUMA TRINCHEIRA CAIA EM CIMA DE NOSSAS CABEÇAS.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1