facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

12 de Janeiro de 2015, 10h:00 - A | A

GERAL / TRANSPORTE COLETIVO

SMTU é obrigada a instalar placas com itinerário e horários dos ônibus nos pontos da cidade

Defensoria pública determinou a instalação do serviço mediante reclamações de usuários, principalmente idosos e turistas

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



Mediante diversas denúncias de usuários do transporte coletivo, principalmente idosos e turistas, a Defensoria Pública de Mato Grosso determinou que a Prefeitura de Cuiabá instale placas informativas sobre o itinerário e horário dos ônibus nos pontos da cidade, que, de acordo com os reclames, estaria muito mal sinalizada.

A defensora Silvia Maria Ferreira, da Coordenadoria de Ações Comunitárias, afirma que está disposta a esperar até 60 dias, e não mais que isso, levando em conta a urgência da população e o tempo necessário para a confecção das placas. Mas, se a determinação não for cumprida nesse período, pretende levar a causa à justiça.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Está situação é pública e notória”, assegura a defensora, lembrando que tudo que diz respeito a sistema de transporte urbano é considerado serviço essencial, já que, em Cuiabá, interfere na

A SMTU repassou que a responsabilidade aos empresários do setor, que são concessionários do serviço. A AMTU informou que, em 20 dias, serão instaladas placas em 70 pontos 

vida de mais de 300 mil pessoas.

A Defensoria protocolou, em outubro do ano passado, um ofício na Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU), requisitando informações e providências quanto à falta de sinalização nos pontos. O ofício foi reiterado em novembro.

Só em dezembro, o então secretário municipal de Trânsito e Transporte, Antenor Figueiredo, respondeu, dizendo que algumas placas já foram instaladas e que a Prefeitura cumprirá o determinado em 2015, mas não deu data certa.

A defensora Silvia Maria explica que, como é característica da sua Coordenadoria, visita os bairros rotineiramente, sendo assim será possível fiscalizar in loco o andamento dos trabalhos. Segundo ela, a população também pode ajudar, ligando para o 3613-1055, informando se utiliza algum ponto que esteja desguarnecido. 

A SMTU repassou que a responsabilidade aos empresários do setor, que são concessionários do serviço. A Assessoria de Imprensa da Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (AMTU) informou que em 20 dias serão instaladas placas informativas em 70 pontos mais centrais, considerados estratégicos, tendo em vista que a capital é grande e os bairros são muitos.

A defensora Silvia Maria acha razoável que neste primeiro momento estes sejam os pontos contemplados. Um desses pontos é o terminal do CPA I, por onde passam 90 mil usuários do transporte coletivo por dia.

Comente esta notícia