facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

21 de Março de 2019, 10h:00 - A | A

GERAL / ALERTA EM MT

Secretaria de Saúde investiga caso de Sarampo em bebê de nove meses

O caso foi registrado em Tangará da Serra. Um exame preliminar revelou resultado positivo, mas uma nova coleta foi feita e outros exames vão apontar se é mesmo a doença contagiosa.

MARIA JULIA SOUZA
DA REDAÇÃO



A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiga a ocorrência de um caso de Sarampo, em um bebê de nove meses, em Tangará da Serra (242 km da Capital).

Um exame preliminar revelou resultado positivo, mas uma nova coleta foi feita e outros exames vão apontar se é mesmo a doença contagiosa.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O órgão estadual está acompanhando o caso junto à Secretaria Municipal de Saúde da cidade, que já iniciou as ações determinadas no protocolo do Ministério da Saúde.

O menino foi internado na sexta-feira (15), no setor de isolamento do Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito, onde ficou até quarta-feira (20). Agora, segue internado para tratamento, mas não em área isolada.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero informou que as pessoas que apresentam sintomas como febre, dor de garganta e manchas devem procurar uma unidade de saúde para atendimento, visto que o bebê circulou pela cidade.

“Não precisa pânico e sim cuidado”, afirma Herrero.

A coordenadora explica que ainda não sabem onde a criança contraiu a doença, pois esteve em fevereiro em Cuiabá e dias após seu retorno para Tangará os sintomas apareceram. A doença pode ter um período de incubação de 21 dias, por isso há a possibilidade de contágio ter ocorrido na Capital. Devido a vacina ser ministrada a partir de um ano de idade, o bebê não apresentava imunização.

A Prefeitura de Tangará da Serra emitiu um comunicado de alerta sobre o caso, para que as pessoas que não foram vacinadas procurarem as unidades de saúde. A indicação é para crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, que precisam de duas doses ao longo da vida e adultos de 20 a 49 anos, que necessitam de uma dose.

O setor de Vigilância Epidemiológica da SES foi notificado sobre um caso suspeito de Sarampo na última sexta-feira (15) e ressalta a importância da população se vacinar.

O Sarampo voltou a circular no Brasil em 2018, desde então o Ministério Saúde e secretarias estaduais e municipais têm intensificado as ações para ampliação da cobertura vacinal.

Além deste caso a SES não recebeu outra notificação até o momento em Mato Grosso.

Leia mais 
Vacina de gripe está disponível para toda população de Mato Grosso

Comente esta notícia