facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

10 de Dezembro de 2016, 21h:28 - A | A

GERAL / QUADRO GRAVÍSSIMO

Reitora da UFMT sofre AVC hemorrágico e respira por aparelhos na UTI

Myrian Serra sofreu um Acidente Vascular Cerebral no momento em que discursava em evento no Teatro da UFMT; quadro é de parada cardiorespiratória

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Serra, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi encaminhada ao hospital Santa Rosa, em Cuiabá, onde passa por exames.

De acordo com informações do jornalista Maurélio Menezes, Myrian discursava na abertura do espetáculo “Canta Beatles”, apresentado pelo Coral da UFMT, realizado no Teatro Campus da universidade, na noite deste sábado (10), quando desmaiou.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Um dos médicos que estava comigo prestou atendimento a ela até a chegada do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]”, conta Menezes, que também participava do evento. 

Ele explicou, ainda, ao , que o estado de saúde da reitora é gravíssimo e o quadro é de AVC hemorrágico.

“Ela está respirando com ajuda de aparelhos. No hospital eles estão fazendo tomografia, mas tudo indica que tenha sido um AVC”, disse o jornalista.

Mesmo com ajuda de um profissional da medicina, Maurélio revela “que a situação de Myrian é delicada, já que em nenhum momento ela reagiu aos estímulos”.

Segundo os médicos o quadro é de parada cardiorespiratória. A reitora foi levada para a UTI. 

Myrian Serra assumiu a gestão da instituição de ensino, no dia 14 de outubro, pelos próximos quatro anos, no lugar de Maria Lucia Cavalli Neder. 

A reitora, iniciou sua carreira dentro da própria UFMT, onde se formou em Nutrição. Tem mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Faz parte do quadro de professores da UFMT desde 1988. Foi pró-reitora de Ensino de Graduação e Coordenadora da Regional Centro-Oeste do Fórum de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (Forgrad) no período de 2008 a 2012. Foi pró-reitora de Assistência Estudantil e coordenadora nacional do Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace) na gestão 2014-2015.

Nota

Em nota oficial, a assessoria da reitora Myriam Serra diz que ela foi submetida ao atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rosa, após ter sofrido hemorragia subaracnóide (acidente vascular cerebral hemorrágico). Diz também que ela passou por um exame com o procedimento de tomografia computadorizada de crânio para constatar o diagnóstico.

Confira a nota na íntegra

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, está sendo atendida, neste momento, no Hospital Santa Rosa, devido a um quadro neurológico agudo, sofrido durante um evento no Teatro Universitário, hoje (10) à noite. Ela recebeu os primeiros atendimentos no próprio teatro por médicos que estavam no local e, logo após, foi levada pelo Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para o Hospital Santa Rosa. A professora Myrian foi submetida a um exame de tomografia computadorizada de crânio, que constatou o diagnóstico de hemorragia subaracnóide (acidente vascular cerebral hemorrágico).  Ela se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob avaliação e cuidado da equipe médica de intensivistas e de neurologistas.   

Comente esta notícia

Eliane das neves moura 11/12/2016

Querida Miriam, estamos todos em oração pela sua melhora . Precisamos muito da sua presença frente a Ufmt. Beijos e boa recuperaçao

positivo
0
negativo
0

Vera Lúcia Leite Lopes 11/12/2016

Que Nosso Pai Celeste esteja junto dela e que proceda da melhor maneira possível. Força profa Myriam. A universidade precisa de vc.

positivo
0
negativo
0

Cacilda 11/12/2016

Que o Divino Mestre a proteja professora Mirian

positivo
0
negativo
0

Izis Dorileo 11/12/2016

Estamos consternados com a triste notícia, ao mesmo tempo que oramos pela melhora do seu estado grave. A Prof.a Ainda tem muito a contribuir para com a nossa Universidade pela sua garra e inteligência. Estamos em Corrente de fé e orações.

positivo
0
negativo
0

José Genivaldo 11/12/2016

Força, pois esse susto vai passar rápido..Deus na frente.

positivo
0
negativo
0

elaine Cristina de Lara Spada 11/12/2016

Minha eterna mestra. muita luz divina e que a espiritualidade juntamente com a.sabedoria medica te ajudará a recuperar seu estado de saúde. pois tem muito a contribuir para com nós. que Deus te ilumine e guie seu caminho.

positivo
0
negativo
0

Cecilia 11/12/2016

Orando por ela. Que Deus esteja com você Myrian , que ele coloque as mãos sobre ti e sobre cada um que está cuidando de você para o sua recuperação e cura. Creio na sua recuperação, em nome de Jesus.

positivo
0
negativo
0

Prof Clarice Alves 11/12/2016

Professora, fique conosco. O mundo precisa de pessoas do bem. Q Deus esteja contigo. Desejo força p vc e tda sua família.

positivo
0
negativo
0

Edna Oliveira 11/12/2016

Deus vai operar na sua cura , em nome de Jesus.

positivo
0
negativo
0

Edna Oliveira 11/12/2016

Deus vai operar na sua cura , em nome de Jesus.

positivo
0
negativo
0

26 comentários

1 de 3
Última