facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

04 de Setembro de 2014, 15h:42 - A | A

GERAL / DURANTE A MADRUGADA

MT- Hemocentro perde estoque plaquetas e de concentrado de sangue após blecaute

O blecaute aconteceu durante a madrugada, e como plano ‘B’ o gerador de energia deveria ser acionado para evitar perdas no MT-Hemocentro, mas um curto-circuito impediu o acionamento no equipamento

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



Parte do estoque de plaquetas e de concentrado de sangue foram perdidos na madrugada desta quinta-feira (04). A situação ocorreu após um blecaute que afetou o MT-Hemocentro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ainda não se sabe precisar o quanto foi perdido, mas é necessário que a população se mobilize e doe sangue, para evitar que falte no estoque que atende aos pacientes. 

O blecaute aconteceu durante a madrugada, e como plano ‘B’ o gerador de energia deveria ser acionado para evitar perdas no MT-Hemocentro, mas um curto-circuito impediu o acionamento no equipamento, automaticamente as geladeiras e refrigeradores, onde os materiais são armazenados, permaneceram desligados.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com a SES, somente no período da tarde, quando for reestabelecido o fornecimento de energia, será possível realizar os testes necessários e verificar qual o impacto que o blecaute gerou no estoque. A assessoria antecipou que as plaquetas processadas, que são utilizadas por pacientes com hemorragia, foram perdidas, mas não vai ocorrer o desabastecimento no setor da saúde.

Em decorrência do problema, o Hemocentro ficará fechado nesta quinta-feira (04). As demais unidades se organizam para início dos atendimentos. Neste momento, equipes da Cemat/Energisa e engenheiros da SES estão no local para restabelecimento da energia elétrica. 

A Casa Civil do Governo de Mato Grosso baixará decreto liberando os servidores públicos para se ausentar dos locais de trabalho durante o expediente e fazer doações de sangue. A SES também conclama a população para doar sangue e evitar o desabastecimento.

“Não é nada alarmante, mas é melhor prevenir para evitar problemas futuros. É indicado que as pessoas procurem as unidades de doação de sangue a partir desta sexta-feira”, explica a assessoria. 

Comente esta notícia