10.02.2019 | 09h00


FALHA NA MANUTENÇÃO

MPE vai apurar desabamento de casarão tradicional no centro de Cuiabá

No dia 12 de fevereiro uma reunião será realizada entre o MPE, Prefeitura de Cuiabá e Iphan para debater o tema


DA REDAÇÃO

O Ministério Público abriu um inquérito Civil Público para apurar o desabamento de um casarão antigo no Centro de Cuiabá ocorrido no fim de janeiro.  Para tratar do caso, o promotor Carlos Eduardo Silva convocou uma reunião para o dia 12 de fevereiro com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o com o secretário de Cultura de Cuiabá, Francisco Vuolo.

Na abertura do inquérito civil o MPE considera que, por abandono do casarão, houve o desabamento do casarão onde funcionou a Gráfica e Papelaria Pêpe (que era localizada na rua Sete de Setembro), no Centro Histórico e Paisagístico de Cuiabá e lembra que o prédio foi tombado pelo Iphan.

O MPE considera ainda que se torna necessário aprofundar a análise do caso, para verificação de responsabilidades e avaliação de eventuais medidas para reconstrução do imóvel ou requalificação da área, de acordo com a ambiência do local.

Diante disso, o MPE decidiu abrir inquérito para investigar o caso e, se for, o caso, propor ação. O promotor que está cuidando do assunto é Carlos Eduardo Silva, da 29º Promotoria de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, o inquérito que apura os fatos foi aberto em 29 de janeiro.

O casarão era famoso por ja ter sido a gráfica e também residência do ex-governador Generoso Ponce. Ele foi construído no final do século 19, com caracteristicas do estilo neoclássico e não fazia parte do pacote de reformas do PAC Cidades Históricas. 

Leia Mais: Casarão abandonado desaba no Centro Histórico; Rua é interditada











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER