facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

16 de Outubro de 2014, 18h:30 - A | A

GERAL / AMARELINHOS NAS RUAS

Mendes descarta armas não letais e cobra postura; 'multa, só em último caso'

“Eu entendo que eles devem atuar de maneira firme e enérgica no controle, na orientação e estão tendo uma posição passiva no que é importante e muito pró-ativa na questão da multa

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), descartou o uso de armas pelos agentes de trânsito, populares amarelinhos. A declaração foi dada durante entrevista a um programa de rádio da Capital nesta quinta-feira (16).  

“Eles não são policiais, inclusive queriam usar armas não letais, eu disse ao secretario para esquecer essa conversa”, destacou Mendes.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O prefeito também comentou a postura do agente de trânsito Luís Cláudio, que se trocou socos com o motorista Ezequiel Cândido no dia 10 de junho, na avenida 13 de Junho. “Houve um incidente pontual que ainda não sei quem estava certo ou errado; tenho informações preliminares, mas foi aberto um inquérito pelo nossa corregedoria e se o cidadão estiver certo vamos dizer. O cidadão está preso, o que mostra que ele realmente não é flôr que se cheire”, disse Mendes.

Mendes disse ainda  que é necessário uma mudança na postura dos amarelinhos. Segundo ele, a orientação da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) é que haja interação entre motoristas e  agentes e a multa é para ser aplicada somente em último caso.

“Eu entendo que eles devem atuar de maneira firme e enérgica no controle, na orientação e estão tendo uma posição passiva no que é importante e muito pró-ativa na questão da multa. A multa é o último dos casos”.

VÍTIMA ERA, NA VERDADE, BANDIDO

Quanto à prisão de Ezequiel Cândido, de 40 anos, acusado de roubar uma casa no Jardim industriário (LEIA AQUI), O titular da SMTU,  Antenor Figueiredo explicou ao RpMT que a conduta analisada é a do agente e não do motorista. “Nossa analise é sobre a conduta do agente, ele quem deve seguir as normas. O envolvimento do motorista em outra situação não é julgado pela Secretaria”.

A briga ocorreu no dia 10 de junho, quando o amarelinho teria tentado multar Ezequiel, por parar o carro em um local proibido. Ezequiel tomou o bloco de multas do agente, o que gerou a confusão. Os dois "rolaram" no chão e Ezequiel mordeu o dedo do agente quando este enfiou o polegar na boca do, até então "trabalhador", para imobilizá-lo. 

Já em pé, ambos trocaram socos, e a briga só acabou quando uma guarnição da PM interveio. Os dois foram levados para a Central de Flagrantes de Cuiabá e autuados por lesão corporal e agressão.

 

Comente esta notícia

José 17/10/2014

Não sou admirador do trabalho de todos os amarelinhos mas como em qualquer trabalho, existem bons e maus profissionais. Só acho balela essa historia de educar e orientar, quem educa e orienta é auto-escola, a partir do momento que foram habilitados devem sim cumprir o que estabelece a lei. Brasileiro tem mania de ignorar leis de trânsito. Fiscal é pra fiscalizar e punir, sou totalmente a favor quando vejo eles multando, estão certos; se esta errado tem que multar mesmo; nada a ver essa historinha de ficar no bla bla bla, se nao multar não aprendem nunca!

positivo
0
negativo
0

Dr° Cuiabano 17/10/2014

VAI ESTUDAR CTB PREFEITO, NÃO FALA BESTEIRA, LEI N° 9503 DE 23 DE SETEMBRO DE 1997, CTB ART 280. "OCORRENDO A INFRAÇÃO PREVISTA NA LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO, LAVRAR-SE-Á AUTO DE INFRAÇÃO, DO QUAL CONSTARÁ: ....NÃO SE ORIENTA CONDUTOR JÁ HABILITADOS, OU POR EXEMPLO PRECISO ORIENTAR O SENHOR ENG° PREFEITO QUE NÃO SE DEVE UNIR A FASE COM O NEUTRO. CONFORME CONSTITUIÇÃO FEDERAL OS AGENTES DE TRÂNSITO É PARTE INTEGRANTE DA SEGURANÇA PÚBLICA ART 144 § 10, E TODOS OS INTEGRANTE DA SEGURANÇA PÚBLICA DEVERÁ PORTAR NO MINIMO DUAS ARMAS NÃO LETAIS. O SENHOR PREFEITO TEM QUE SE INSTRUIR MELHOR ANTES DAS ENTREVISTAS PARA NÃO FALAR SEM CONHECIMENTO DE CAUSA.

positivo
0
negativo
0

Tobias 17/10/2014

A orientação do Prefeito e do Secretario é : " Precisamos aumentar a Arrecadação, vocês precisam aumentar a quantidade de multas...", e assim cada agente tem de fazer pelo menos um Bloco de 25 Multas. É só fazer um comparativo de dados e ver que a arrecadação esta subindo... Só quem não quer ver não enxerga o que o "nosso" prefeito pretende.

positivo
0
negativo
0

Roberto Negreiros 16/10/2014

O senhor prefeito esquece que a fiscalização é um ato vinculado ao Agente de Trânsito. Não há discricionariedade no momento da infração constatada.

positivo
0
negativo
0

Adrew Marques de Andrade 16/10/2014

Se estão assim, é porque são orientados para tal pelo secretario da pasta.....e se estão agindo assim, sem o consentimento do secretario da pasta(que eu duvido porque o próprio secretario so sabe falar em multas), é porque o secretario da pasta não tem moral ou não tem o respeito de seus comandados...

positivo
0
negativo
0

Alexandre 16/10/2014

Pelo contrario primeiro eles multam, depois arrecadam, nunca vi uma orientaçao de um amarelinho apenas multam. nunca se acha um amarelinho quando se precisa mas para multar sao muitos eficientes, sempre escondidos na sombra das arvores...

positivo
0
negativo
0

Souza 16/10/2014

Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997 Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Art. 280. Ocorrendo infração prevista na legislação de trânsito, lavrar-se-á auto de infração, do qual constará:

positivo
0
negativo
0

7 comentários

1 de 1