facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

31 de Janeiro de 2015, 15h:12 - A | A

GERAL / TENSÃO EM ITAÚBA

Índios fecham novamente a BR-163 no Norte de MT

Para liberar a pista, os indígenas querem uma resposta de Brasília.

MAYARA MICHELS
DA REDAÇÃO



Após cinco horas liberada para o tráfego de veículos, a BR-163 foi novamente bloqueada pelos indígenas da etnia terena. Eles vivem em aldeiras dentro do município de Colíder, no Norte de Mato Grosso. O trecho bloqueado fica entre Itaúba e Nova Santa Helena. Desta vez, a interdição é sem nenhuma previsão de reabertura, devido a isto, a Polícia Rodoviária Federal, indica o caminho alternativo Cláudia - Santa Helena, para quem precisa passar pela região. 

Os 50 indígenas que estão no local, iniciaram o bloqueio na manhã desta sexta-feira (30). Eles estão reivindicando melhorias na Saúde e Infraestrutura. Eles denunciam postos de saúde inacabados, falta de médicos, remédios e viaturas, além de pouca infraestrutura nas bases de atendimento e a falta de combustível para carro, barco e avião. Reivindicam motores geradores e placas solares para obterem energia e conservarem medicamentos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dão conta de que há risco de conflito entre índios e motoristas impedidos de passar. Os indígenas estão armados com arco e flechas. Motoristas estariam ameaçando com facas e facões. O clima é de tensão no local.

Para liberar permanente da pista, os indígenas querem uma resposta de Brasília. Em cinco horas de bloqueio, se formou mais 20 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos, na manhã de sexta-feira.

Comente esta notícia

Davino Padilha Vieira 03/02/2015

GERALMENTE ELES FECHAM PRA COBRAR PEDÁGIO, EXTORQUIR OS TRANSEUNTES, ISSO ACONTECE EM TODO ESTADO DE MATO GROSSO.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1