facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

18 de Agosto de 2018, 09h:01 - A | A

GERAL / FESTIVAL INTERNACIONAL

Grupo Flor Ribeirinha ensina francesas a dançar siriri

O grupo Flor Ribeirinha representa o Brasil e Mato Grosso no 61º Festival de Folclore de Confolens, localizada na região Norte da França.

DA REDAÇÃO



O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, participa do 61º Festival de Folclore de Confolens, localizada na região Norte da França.  Durante o festival, são realizadas as apresentações nos palcos, desfiles e também oficinas de dança em diferentes pontos da cidade.

O grupo Flor Ribeirinha, que representa o Brasil e Mato Grosso, ofereceu nesta semana, as oficinas de siriri, frevo e samba. As aulas foram ministradas pelo coreógrafo, Avinner Augusto e os dançarinos Michel Brito, Nayane e Priscila de Paula.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

As alunas francesas que aprenderam os passos das danças do siriri, frevo e samba, enalteceram o trabalho do grupo, notadamente a dedicação dos professores. Mirian Bounet, uma das alunas da oficina de samba, disse que ficou encantada com a alegria dos brasileiros.

“No início achei muito difícil acompanhar os passos, mas logo fui aprendendo e já estou me sentindo no Brasil. O ritmo do samba é fantástico”, argumentou.

O coreógrafo e diretor artístico do grupo, Avinner Augusto que ministrou a oficina de siriri para as crianças e os adultos, afirmou que se surpreendeu com o público interessado em conhecer a cultura matogrossense. Ao som da viola de cocho, mocho e ganzá, ele ensinou os passos da dança típica regional.

 “Vimos aqui muitas pessoas empenhadas em aprender o siriri. Isto nos orgulha muito, ter a oportunidade de divulgar a nossa cultura em terras tão distantes. Estamos felizes com a receptividade do povo francês. O Flor Ribeirinha está deixando aqui a marca da nossa cultura",garantiu.

A aluna da oficina de siriri, Margaret Laurent, que também integrou suas filhas, ressaltou que ficou encantada com as músicas e os figurinos do siriri. Ela disse ainda que apesar de não conhecer antes a dança regional de Mato Grosso, agradeceu a oportunidade de participar da oficina com as filhas, que ainda são crianças. "Elas estão aprendendo  os primeiros passos de uma dança tão significante e maravilhosa. Gostei muito da coreografia e do ritmo do siriri", disse ela. 

A presidente do grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor da Silva ressaltou que as oficinas de siriri são atividades que são desenvolvidas na comunidade de São Gonçalo Beira Rio há muitos anos. Ela lembrou que muitos segmentos, especialmente as escolas públicas procuram com frequência o aprendizado do siriri. Além disso, o grupo desenvolve o projeto Vivência que reúne muitos jovens interessados em aprender a dança.

"São através destes projetos, que surgem novos talentos para integrar ao nosso grupo. Temos ainda o Projeto Sementinha, que agrega as crianças e nos enche de alegria. Estamos fazendo estas oficinas aqui na França com muita  satisfação e felicidade. Agradeço a Deus por esta oportunidade, de poder divulgar a nossa cultura em outro continente. É gratificante ver o interesse das pessoas em conhecer o nosso trabalho", disse ela emocionada. 

 

Participam do 61º Festival de Confolens as delegações da  França,  Brasil, Peru, Bolívia, Espanha, Rússia, África do Sul, China, Índia, Taiwan, Costa Rica e República Dominicana.

  

 

Comente esta notícia