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Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

15 de Junho de 2019, 17h:30 - A | A

GERAL / BR-163 EM MT

Governo vai anular concessão à Odebrecht por cobrar pedágio sem duplicar pista

Concessionária deveria ter duplicado 90% de rodovia, no entanto, apenas 26% passou por duplicação.

MAJU SOUZA
DA REDAÇÃO



O ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que o Governo Federal pretende suspender, de forma amigável, o contrato de concessão da BR-163, com a empresa Odebrecht, que detém a administração e cobrança de pedágio na rodovia em Mato Grosso, mas não tem cumprido com o contrato em quesitos essenciais como a duplicação da pista.

A afirmação foi feita na sexta-feira (14), em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), onde o ministro esteve no terminal da Ferrovia Vicente Vuolo.

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O Governo quer fazer uma nova licitação, para que uma nova empresa possa administrar a rodovia e seja solucionado o problema de investimento.

A Odebrecht é responsável por um trecho de 850 km da BR-163. A concessionária não tem cumprido com o contrato firmado, na gestão da ex-presidente Dilma e do ex-governador Silval Barbosa, em março de 2014.

Era previsto que 90% da rodovia fosse duplicada, até 2019, no entanto, apenas 26% passou pela duplicação.  

Em Mato Grosso, é cobrado pela empresa o pedágio, a cada 100 km, tendo a taxa mais cara no trecho de Sorriso (398 km da Capital), no valor de R$ 7.

O ministro disse que as concessões, em particular a da BR-163 têm preocupado o Governo Federal.

"Mas acho que estamos perto de um desfecho. Estamos criando um regulamento para a devolução dessas concessões, de maneira que os danos sejam minimizados, ou seja, que a gente consiga manter a operação até fazer uma nova licitação”, afirma Freitas.

Para a nova concessão pretende-se um contrato melhor estruturado, com metas reais, em que o ganho seja percebido pelos usuários, segundo o ministro.  

A cobrança de anulação da concessão à Odebrecht é antiga, devido a necessidade de duplicação da BR-163 em Mato Grosso, principalmente no corredor entre os municícios de Nobres e Sorriso, por onde passa maior fluxo de carga da safra, o que aumenta os índices de acidentes.

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Lois Eduardo 17/06/2019

Concordo plenamente com vc, Marcos. E a questão aventada acerca da privatização pelo João Antônio, tem que ser dita que foi realizada no governo petista.

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Lois Eduardo 17/06/2019

Pelo menos está sendo feito! O governo passado (estadual e federal) fez algo?

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Marcos 17/06/2019

provavelmente você não é da época que rodávamos na 163 aqui pro nortão ....... Sorriso a Cuiabá de carro era 6 a 8 horas de viagem na melhor das condições .......... hoje 3 horas e meia ......... concordo que não está bom mas, é melhor do que estava ....... privatizar FUNCIONA ..... só precisa ser mais rigoroso ....... e isso não se faz em 6 meses de governo ....... calma aí parceiro o trem vai entrar na linha

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pedro Kuhl 17/06/2019

Agora ??? ....... amigável ???? ........ tem idéia de quanto já receberam e não fizeram nada ????

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João Antonio 15/06/2019

Olha ai mais um exemplo que privatizar não dá certo no Brasil, isso é só um mecanismo para desviar e ganhar dinheiro. e todo mundo defendendo as privatizações

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5 comentários

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