facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Maio de 2024
18 de Maio de 2024

03 de Maio de 2024, 16h:26 - A | A

GERAL / CATÁSTROFE

Governo de MT disponibiliza aeronave e equipes para auxiliar em resgates no Rio Grande do Sul

Segundo informações da Defesa Civil, 37 pessoas morreram nas enchentes e outras 74 estão desaparecidas.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O Governo de Mato Grosso disponibilizou, nessa quinta-feira (02), um helicóptero e equipes de resgate do Corpo de Bombeiros para ajudar a população gaúcha, que foi atingida nos últimos dias, por um temporal que devastou cidades do Rio Grande do Sul.

O anúncio foi realizado por meio de uma postagem no perfil oficial do Executivo estadual no Instagram. “Neste momento difícil, o Governo de Mato Grosso está ao lado dos nossos irmãos gaúchos que enfrentam a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul”, diz trecho de publicação.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo informações da Defesa Civil, 37 pessoas morreram nas enchentes e outras 74 estão desaparecidas. O órgão soma cerca de 31.547 pessoas fora de casa, sendo 7.949 pessoas em abrigos e 23.598 desalojados (na casa de familiares ou amigos).

De acordo com o governo, um helicóptero do Ciopaer, dois pilotos e três tripulantes vão atuar nas ações sob coordenação da aviação do Rio Grande do Sul.

Leia mais - Chuvas no RS: número de mortos sobe para 37 e ao menos 74 pessoas estão desaparecidas

Já a equipe do Corpo de Bombeiros conta com 11 militares de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Há mergulhadores e operadores de desastres na equipe, além de dois cães farejadores, Bela e Maya, que atuaram na enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro de 2023.

A previsão é de que esta equipe saia de Cuiabá na manhã deste sábado (04).

A tragédia tem tomado o noticiário nacional em decorrência do prejuízo que a população gaúcha vem sofrendo. Imagens divulgadas mostraram cidades inteiras sendo engolidas pela força das águas, carros sendo arrastados, casas, pontes e estradas desabando, sem contar os deslizamentos de encostas.

O governador do estado gaúcho, Eduardo Leite (PSDB) também vem utilizando seu perfil nas redes sociais para pedir ajuda. Em uma delas, ele ainda classificou a situação como o "maior desastre da história gaúcha”.

"Conversei com o Min Defesa e com o Comandante Militar do Sul para disponibilização de efetivo, embarcações e helicópteros para regiões mais afetadas pela chuva. O apoio das Forças Armadas, somando com nossa Defesa Civil, Bombeiros e Brigada, será essencial nesse momento crítico", escreveu Leite.

Comente esta notícia