MÁRIO ANDREAZZA
DA REDAÇÃO
O assunto com maior número de reclamações registrado pelo Serviço de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores (Procon-MT) e apurado através do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), na área de serviços básicos prestados à população, no mês de maio em Mato Grosso foi “Energia Elétrica” – de responsabilidade da Empresa Energisa.
O Procon recebeu 1244 reclamações sobre a deficiência no atendimento dos serviços básicos. O serviço de fornecimento de energia elétrica saiu disparado na frente com 633 registros como o serviço mais reclamado no estado.
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O maior problema encontrado pela população referente ao serviço - com 528 registros de reclamação - é a “cobrança indevida/abusiva”, que representa 83,5% de todas as queixas contra a empresa.
O serviço de Água e Esgoto – Prestado pela Águas Cuiabá – aparece como a segunda necessidade básica mais reclamada na plataforma do Sindec com 339 reclamações, onde o motivo de maior descontentamento continua sendo a “cobrança indevida/abusiva” com 286 registros.
O segundo assunto com maior número de registros reclamados pelo povo de Mato Grosso no mês de maio foi o de Serviços Financeiros com 358 reclamações, e os principais motivos são os prestados por Financeira com 111 reclamações, Cartão de Crédito, 96 e 67 para Banco Comercial.
No terceiro lugar está os Serviços Privados, com 258 registros. Entre os mais reclamados estão as Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos) com 61 reclamações, TV Por Assinatura teve 39 e Provedor de Acesso a Internet, 21.