facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

25 de Setembro de 2018, 12h:06 - A | A

GERAL / TRATAMENTO DE ESGOTO

Emanuel projeta investimento de R$ 130 milhões até 2019

Prefeito inaugurou a revitalização da estação de tratamento no bairro Dom Aquino nesta terça-feira.

MIKHAIL FAVALESSA
DA REDAÇÃO



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) projeta que a cidade deve receber R$ 130 milhões em investimentos para o tratamento de esgoto até o final de 2019. Os valores serão emprenhados pela empresa Águas Cuiabá, que tem a concessão dos serviços de água e esgoto da Capital.

“Definimos uma meta e a Águas Cuiabá vem atingindo a contento. Ainda vamos fazer ampliações, entregas de estações de tratamento de água e de esgoto, redes coletoras. Vamos avançar no saneamento básico da Capital, especialmente na rede de esgotamento sanitário, que pretendemos passar dos atuais 35% que é atendido em Cuiabá para 60% a 65%, praticamente dobrando a nossa capacidade”, disse Emanuel.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"Vamos avançar no saneamento básico da Capital, especialmente na rede de esgotamento sanitário, que pretendemos passar dos atuais 35% que é atendido em Cuiabá para 60% a 65%, praticamente dobrando a nossa capacidade”, disse Emanuel.

A Águas Cuiabá é responsável pelos serviços desde julho de 2017, depois de um longo processo para retirada da CAB Cuiabá, que operou a concessão entre 2012 e 2017. A CAB fazia parte do Grupo Galvão, que entrou em dificuldade financeira depois de ser alvo da Operação Lava Jato. O ex-prefeito Mauro Mendes (DEM) chegou a decretar uma intervenção na empresa para que fosse mantido o serviço de água e esgoto.

Em 2017, a empresa foi assumida pelo grupo RK Partners e passou a se chamar Águas Cuiabá. A nova empresa estabeleceu um plano de metas para investimentos no saneamento da capital.

“Com isso, estaremos investindo em dignidade, cidadania, saúde pública e, principalmente, em respeito ao meio ambiente, deixando de agredir o Rio Cuiabá”, destacou o prefeito.

ETE Dom Aquino

Nesta terça-feira (25), o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou a revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no bairro Dom Aquino. A Águas Cuiabá realizou serviços de desassoreamento e também de revitalização dos tanques de tratamento de esgoto no local.

“Essa estação de tratamento do Dom Aquino, ela é uma das mais importantes estações de tratamento de esgoto da Capital. Ela atende cerca de 17% do esgoto coletado em toda Cuiabá e diretamente cerca de 35% bairros são atendidos por essa estação. Então, investimento nela é investimento em meio ambiente, saúde pública e melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Emanuel.

Leia mais:

Sucessora da CAB Cuiabá promete prestação de contas mensal

Empresa que atua em Dubai pode substituir CAB e gerir água e esgoto

Comente esta notícia