facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Maio de 2024
15 de Maio de 2024

29 de Abril de 2024, 16h:35 - A | A

GERAL / CUIABRASA

Defesa Civil alerta para onda de calor em Mato Grosso; saiba como se proteger

Temperaturas podem ficar 5ºC acima da média do período nos próximos dias

DO REPÓRTER MT



A Defesa Civil de Mato Grosso emitiu alerta para a população mato-grossense para cuidados com a saúde em razão da onda de calor que atinge o Estado até quarta-feira (1º). 

O alerta considera a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta temperaturas 5ºC acima da média do período para os próximos dias. A previsão é que a temperatura se aproxime dos 40ºC em 45 municípios das regiões centro-sul, sudeste e sudoeste de Mato Grosso (confira a lista no final da matéria).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"As ondas de calor podem representar riscos à saúde da população, principalmente para as pessoas que são mais vulneráveis, como crianças, gestantes e idosos. Por isso, é importante adotar medidas de prevenção para se protegerem e se manterem hidratados", destacou o coordenador de Preparação e Prevenção da Defesa Civil, subtenente José Bruno de Souza Filho.

Conforme o coordenador, nesse período é importante evitar exposição ao sol durante os horários de maior intensidade, como das 10h às 16h, e também evitar praticar atividades intensas ao ar livre sem a proteção adequada e não deixar crianças, idosos e animais em veículos estacionados sem vigilância. 

A orientação é para que a população utilize roupas leves, consuma alimentos leves, como frutas e verduras, e beba água pelo menos a cada duas horas, mesmo que não esteja com sede. 

Também é recomendado o uso de umidificadores de ar (podem ser usadas bacias com água para umidificar os ambientes ou estender toalhas e panos úmidos) para manter o ambiente fresco.

Se sentir tontura, fraqueza ou mal-estar em geral, é indicado buscar um local fresco e beber água ou suco de frutas para reidratação. Em caso de problemas respiratórios, a orientação é para que a população procure um posto médico. 

Em caso de incêndios ou emergências médicas, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou o Samu pelo 192.

Municípios afetados pela onda de calor

De acordo com o Inmet, devem ser afetados pela onda de calor, prevista até quarta-feira (1º), os seguintes municípios:

Acorizal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Araputanga, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Curvelândia, Dom Aquino, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Guiratinga, Indiavaí, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juscimeira, Lambari D'Oeste, Mirassol d'Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Pedra Preta, Poconé, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Poxoréo, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São José dos Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Vale de São Domingos, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Alertas na palma da mão

Para receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de seu interesse. O recebimento das mensagens é gratuito.

Comente esta notícia