facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Maio de 2024
18 de Maio de 2024

05 de Maio de 2024, 15h:30 - A | A

GERAL / CONTÁGIO EM QUEDA

Casos de covid-19 reduzem drasticamente em três meses e mortes não são registradas há mais de 30 dias em MT

Dados são da Secretaria Estadual de Saúde do estado, por meio da plataforma Painel Covid.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Desde o dia 29 de março, Mato Grosso não registra mortes por covid-19. Além disso, o número de casos registrados de covid-19 em Mato Grosso caiu vertiginosamente desde o fim de fevereiro, a ponto de 130 municípios do estado não terem registrado um único caso da doença nos últimos 15 dias. As informações são do Painel Covid, plataforma atualizada diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Para fins de comparação, no dia 29 de janeiro foram registrados 764 casos da doença no estado. No dia 29 de abril, apenas um caso foi registrado no sistema.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Atualmente, nenhuma cidade está classificada como de alto risco. E apenas duas estão classificadas com risco moderado: Tabaporã e Planalto da Serra.

Outras 15 cidades são classificadas como de baixo risco. São elas: Sinop, Canarana, Pontes e Lacerda, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Alto Araguaia, Paranatinga, Mirassol d`Oeste, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Barra do Garças, Araputanga, Várzea Grande e Cuiabá.

Conforme o Painel Covid, a doença teve um pico entre o dia 15 de janeiro e 1 de março, provavelmente como consequência das aglomerações causadas pelo fim de ano e principalmente pelo Carnaval.

 

Painel Covid/SES-MT

casos de covid registrado entre janeiro e abril de 2024

Dados dizem respeito aos quatro primeiros meses do ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante todo o ano de 2024, foram registrados 28.476 casos da doença e 69 mortes. Ainda estão internadas por conta do coronavírus 43 pessoas e outras 61 casos são monitorados.

Situação na capital

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, ao longo de 2024 foram registrados 3.527 casos da doença. No mesmo período, foram registradas 17 mortes. Os números incluem residentes e não residentes do município.

A taxa de mortalidade é de 1,54 a cada 100 mil habitantes, o que é considerado como “muito baixa”.

Ao todo, foram 184 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave causadas por covid-19 na cidade, sendo que 163 conseguiram se recuperar.

Comente esta notícia