facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

11 de Outubro de 2017, 11h:08 - A | A

GERAL / NOVO ESPAÇO

Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes garante proteção

O público alvo da unidade são crianças e adolescentes de 9 a 18 anos de ambos os sexos.

DA REDAÇÃO



No comprometimento da efetivação de políticas públicas que garantam a proteção integral de crianças e adolescentes é que a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social inaugura a “Casa de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”, na próxima terça-feira (17), às 9h. O novo espaço integra acolhimento dos serviços de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas), pautada nos pressupostos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no fortalecimento de vínculos de Convivência Familiar e Comunitária. O público alvo da unidade são crianças e adolescentes de 9 a 18 anos de ambos os sexos.

O público atendido pelo serviço de acolhimento institucional são crianças e adolescentes que foram afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, sem vínculos familiares ou com estes fragilizados.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A reforma seguiu o guia de orientação técnica elaborado pelo ECA, de forma a dotar o espaço com equipamentos essenciais, tais como sala de estudos, para que a casa se pareça ao máximo possível com uma residência comum. Camas novas, guarda-roupas, equipamentos de lazer. Além da melhoria da infraestrutura, o local conta, ainda, com equipe técnica formada por assistente social, psicólogo, pedagogo, cuidadores e pessoal de suporte.

“O novo espaço é aconchegante e com capacidade de atendimento ampliada no acolhimento de crianças e adolescentes para que possam cumprir sua função protetiva e de restabelecimento de direitos, compondo a Rede de Proteção que favoreça fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvimento de potencialidades das crianças e adolescentes atendidos e o empoderamento de suas famílias”, explica a secretária de Assistência Social, Kathe Martins.

São ofertados serviços de garantia de ambiente seguro, alimentação, vestuário e higiene; acompanhamento de situações de saúde psicofísica por especialistas; reinserção e acompanhamento à vida escolar; realização de atividades lúdicas; preparação para o mundo do trabalho, com participação de cursos profissionalizantes e/ou aprendiz e acompanhamento do processo jurídico, atenção ao relacionamento das crianças e/ou adolescentes com seus pais e familiares buscando a manutenção e fortalecimento dos vínculos.

A nova “Casa de Acolhimento para Crianças e Adolescentes” está localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, n° 800, Bairro Planalto Ipiranga II, próximo à escolinha de futebol Búfalo Gil. 

Comente esta notícia